Na atualidade cada vez mais o trabalho ocorre essencialmente com a mente, as pessoas são pagas para pensar, gerenciar, administrar, criar; essas atitudes dificilmente requerem esforço físico. Isso indiretamente gera dois grandes problemas da atualidade: o sedentarismo e a obesidade. Muitas empresas, preocupadas com a questão, tem investido no bem-estar de seus funcionários promovendo o retorno às atividades físicas.

Essa solução tem trazido outros benefícios além da saúde. Estatísticas apontam que o funcionário trabalha mais motivado, mais satisfeito. A empresa também lucra, diminuindo custos com planos de saúde e outros. Além disso, a partir de 2009 haverá incentivos fiscais (redução de até 50% do SAT – Seguro de Acidente do Trabalho) para a organização que investir em ações que permitam a redução dos índices de afastamento por doenças e acidentes de trabalho.

E você, o que tem feito para cuidar de sua saúde? Para melhorar sua qualidade de vida? Por falar nisso, o que é qualidade de vida? O conceito é amplo. Envolve todos os aspectos da vida: físico, emocional, espiritual. Envolve relacionamentos, trabalho, família. O primeiro passo para medir sua qualidade de vida é o autoconhecimento, uma análise bem crítica de você mesmo. Depois de profundas reflexões será possível traçar uma meta, estabelecer prioridades, talvez mudar alguma coisa, ou várias…

Na era da informação, sabemos exatamente como as coisas devem ser, como devemos agir. Não é difícil saber como alimentar-se bem, qual o melhor exercício para praticar, como ter boa autoestima, como melhorar meus relacionamentos. Saber não é a parte mais difícil, o mais difícil é fazer, colocar em prática. Qualidade de vida, em minha opinião, é fazer o melhor, senão em tudo, pelo menos na maior parte, de todos os aspectos da vida. É claro que equilibrar isso tudo é uma arte, a arte de saber viver, viver com qualidade.

“Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre”. Salmos 16:11

 

Imagem: Adrenalinapura/Fotolia