Você já deve ter ouvido falar nos oito remédios naturais: água, luz solar, equilíbrio, nutrição adequada, ar puro, exercício físico, descanso e confiança. Quero me deter hoje no descanso.

Neste mundo agitado e estressante que vivemos, envolvidos com os mais diversos afazeres do dia-a-dia, muitas vezes sacrificamos horas de sono em detrimento de nossas atividades. Outras vezes, queremos e precisamos dormir, mas não conseguimos. Infelizmente nosso corpo reage negativamente a isso, pois esgotamos nossas fontes de energia de reserva. Dormir bem é um ato que beneficia o sistema imunológico, é também imprescindível para manter a mente equilibrada e para a saúde do corpo.

Então, o que pode ser feito para que possamos desfrutar das agradáveis e revigorantes horas de sono? Veja algumas dicas:

  • Pratique exercícios, principalmente se você trabalha mais com a parte intelectual e passa praticamente o dia todo sentado. Muitas vezes as preocupações e ansiedades do trabalho interferem no sono. Experimente trocar a televisão por alguns minutos de caminhada, alongamento, natação, etc. Você vai sentir a diferença.
  • Não coma alimentos pesados no jantar, prefira um lanche, uma sopa, uma fruta e, se possível, faça-o pelo menos duas ou três horas antes de se deitar. Certa vez ouvi dizer que deveríamos tomar um desjejum de rei, ter um almoço de nobre e um jantar de plebeu. Ou seja, a melhor e mais farta refeição do dia deve ser no começo dele, ela fornecerá toda energia que precisamos. No jantar é exatamente ao contrário, quanto mais leve e menor a quantidade de alimento ingerido, mais fácil será a digestão. Falando nisso, quanto aos líquidos, evite tomar bebidas estimulantes que contenham cafeína ou açúcar.
  • Procure dormir cedo. As primeiras horas de sono antes da meia-noite são as mais restauradoras. Se você passar uma noite inteira em claro e dormir o dia seguinte todo, seu corpo não se recuperará da mesma forma. Valorize estas horas de sono, principalmente se você precisa levantar cedo no outro dia.
  • Tente manter um horário regular para deitar e levantar. Com o tempo, seu organismo se acostumará e você fará isso quase automaticamente.
  • Tomar um banho quente ou morno ajuda você a relaxar.
  • Na medida do possível, procure dormir num local bastante quieto e escuro.
  • Evite tomar medicamentos para dormir e se o fizer, que seja com prescrição médica.
  • Deixe as preocupações e problemas de lado. Se você tentou o dia inteiro e não conseguiu, provavelmente não o fará perdendo horas de sono. Preencha sua mente com as bênçãos do dia e agradeça a Deus por elas.

Diante de todas estas dicas, a última e mais importante que quero deixar encontra-se registrada na Bíblia, no livro de Mateus, capítulo 11, versículos 28 a 30:

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” BLH

 

Imagem: Mitarart/Fotolia