Preocupados apenas com a correria do período que antecede o vestibular, muitos alunos negligenciam os cuidados com a alimentação e comprometem a saúde física e emocional. É importante respeitar os horários das refeições, evitando exageros ou passar tempo sem se alimentar. Listamos abaixo sugestões para você ter uma boa alimentação:

  • Faça um desjejum reforçado, com frutas, iogurtes, castanhas e cereais. No almoço, abuse das cores e escolha variedade de verduras e legumes. Mas não se esqueça de comer alguma proteína.
  • No jantar, consuma algo mais leve. Isso ajuda a ter um sono tranquilo e reparador.
  • Se não for possível comer uma refeição balanceada, em casa, opte por um sanduíche de frios, sem frituras ou molhos, acompanhado por um suco natural. Evite refrigerantes.
  • Substitua os doces por barras de cereais ou frutas. Os doces são ricos em gorduras e podem dar uma sensação de “moleza”, que compromete seu rendimento.
  • Consuma muito líquido durante o dia, mais ou menos 2 litros, e coma 2 a 3 frutas.

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Vestibular e alimentação – parte 1

Autoria: Carol L. J. Fávaro, Márcio Fraiberg, Wellington Romangnoli
Fonte: Sistema Inter@tivo de Ensino – Pré-vestibular Biologia Fasc. 13
Imagem: Viperagp / Fotolia