A ansiedade pelas férias começa a fazer parte do nosso cotidiano, mas não se apresse, estamos às portas de encerrarmos o ano letivo e com isso devemos ter em mente alguns cuidados para que terminemos o mesmo com saldo positivo.

CUIDADO COM O RITMO
Por vezes temos a tendência de viver aceleradamente nessas últimas semanas do mês de dezembro. São muitas as atividades escolares, avaliações, eventos de encerramento, organização de materiais, além das atividades que envolvem as outras esferas de nossa vida. Entretanto, é preciso cautela. Manter organização e planejamento na sala de aula farão com que os últimos dias letivos transcorram com tranquilidade evitando os imprevistos não tão prazerosos do improviso.

 

PREPARE-SE PARA O PRÓXIMO ANO E DESENTULHE
Organizar seu material de trabalho tanto no seu espaço docente como no seu lar, proporcionará uma transição mais leve e ordenada para o próximo ano de atividades. Desfaça-se de papéis e materiais que não serão mais úteis e alinhe aquilo que poderá lhe servir.

 

ANALISE E REFLITA
Professor, faça uma análise das experiências vividas e proporcionadas aos seus educandos, “ressignifique” seu fazer docente problematizando-o através dos resultados observados e assim mudanças positivas poderão ser alcançadas para seu crescimento e àqueles a quem seus dias são dedicados. Temos a dádiva de fazer de nossos dias tal qual um palimpsesto, onde um texto pode ser escrito sobre outro texto, portanto, rememore, reflita e transforme.

 

POR FIM, DESCANSE
O merecido descanso chegou, aproveite as férias para dar mais tempo à família e também a si mesmo, cuidando da saúde em todos os aspectos do ser. Para os que tem prazer pelo estudo, as férias podem ser um momento propício para aquela leitura adiada ou aperfeiçoamento almejado.

Independente das atividades planejadas, aproveite seu tempo e repouse na certeza de, por mais um ano, ter concluído a nobre tarefa de fazer parte da vida de indivíduos em uma sociedade carente de educadores de nobre caráter e de princípios firmes.

Boas férias!

 

 


Imagem: Gustavofrazao/Fotolia