O que é?

O ENEM INTERATIVO é um serviço oferecido pela CPB Educacional, que consiste em simulados elaborados no formato do Enem, considerando todos os seus aspectos, como: quantidade de questões, tempo de prova, conteúdo e exigência das competências e habilidades. Nessa avaliação, 20% das questões são provenientes de exames anteriores do Enem e 80% são questões inéditas e pré-testadas.

Todas as questões são calibradas e corrigidas dentro da Teoria de Resposta ao Item (TRI) – isso permite que os resultados dos simulados sejam comparáveis com a prova do Enem.

O simulado é aplicado duas vezes ao ano, um em cada semestre, englobando as quatro áreas do Enem:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias e
  • Redação.

 

Para que serve?

O simulado é oferecido desde o 1º ano, como treino, e tem como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos nos três anos do curso, preparando-os para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os resultados podem ser acompanhados na plataforma <cpbedu.me>, no menu Enem Interativo, que fornece o gabarito e a prova comentada. Além disso, indica os principais pontos fortes e fracos de cada aluno (tanto nos assuntos, como nas habilidades).

Com base nos resultados, o aluno recebe, no período entre um simulado e outro, como sugestão para estudo uma videoaula (composta por vídeos curtos com explicações ou com a questão comentada abordando os assuntos em que ele possa apresentar dificuldade).

 

Fonte: Revista CPB Educacional – 1º semestre 2016.