Se você tem encontrado dificuldades para compreender os temas abordados nas disciplinas relacionadas às Ciências Humanas, neste guia procuramos apresentar algumas orientações que poderão auxiliá-lo em seus estudos.

  1. AMPLIE O TEMPO DE LEITURA

As principais habilidades exigidas por essas disciplinas são a leitura, compreensão e interpretação de textos nas suas mais variadas formas (textos, músicas, filmes, reportagens, cartoons, mapas, fotografias, etc.) A melhor forma de desenvolvermos uma habilidade é praticando. Assim, é recomendável que você amplie o tempo que tem dedicado à leitura, tanto dos materiais didáticos exigidos em aula, quanto de outras fontes.

  1. PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA

Não deixe que a aula seja o primeiro e único contato com os assuntos estudados. Se você sabe que na sequência dos estudos, o próximo tópico trata-se da civilização egípcia, por exemplo, leia o material didático com antecedência. Assim, você já terá um conhecimento prévio e a aula irá fazer ainda mais sentido para você. Converse com seu professor, sobre outras fontes recomendáveis de pesquisa.

  1. EXERCITE!

Evite ser um estudante mentalmente sedentário. Realize todas as atividades e trabalhos propostos. Também participe ativamente das correções coletivas dos exercícios.

  1. PERGUNTE
    Ficou com dúvida? Pergunte! Procure seu professor, ele terá o maior prazer em lhe auxiliar.
  1. MANTENHA-SE ATUALIZADO

Muitos dos temas abordados na sala de aula têm bastante relação com as questões do presente, assim, procurar estar bem informado, consultando sites, jornais e programas televisivos idôneos também é muito importante para manter-se sintonizado.  Além do mais, é comum os vestibulares e o próprio Enem retirar dessas grandes questões da atualidade suas propostas de redação.

 

Imagem: Robert Kneschke/Fotolia