No dia 11 de abril, a Casa Publicadora Brasileira recebeu gestores de 21 escolas particulares do Estado de São Paulo. Nesse encontro, eles conheceram as instalações da editora e participaram de uma palestra ministrada pelo professor Luis Henrique dos Santos, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda do Unasp, campus Hortolândia, SP.

O tema da palestra foi “Segredos para uma escola essencial”. De acordo com Luis Henrique, para uma escola eficaz, é indispensável ao gestor conhecer quem são os seus potenciais alunos e compreender como a escola pode mudar positivamente suas vidas, atendendo às demandas e complementando com um aporte filosófico que faça a diferença na formação da cidadania e, sobretudo, do caráter.

Segundo pesquisa realizada em 10 países da América do Sul com mais de 15 mil pais de alunos de 6 a 16 anos, as principais características que definem uma boa escola é a garantia de bom preparo para o acesso ao ensino superior e a boa estrutura física.

Outro critério valorizado por grande parte dos pesquisados foi a escola ter professores bem preparados. No entanto, para a efetiva escolha por uma instituição de ensino, os entrevistados apontaram mais um fator: a coincidência de valores morais entre a escola e a família. “Os pais podem até avaliar que uma escola tem bom nível acadêmico e boa estrutura, mas se não ensinar os mesmos valores importantes à família, não será uma escolha natural”, destacou o palestrante.

Para o professor Alexander Dutra, gerente da CPB Educacional, eventos como esse realizado na editora ajudam a estreitar laços e principalmente, contribuem para o compartilhamento de informações sobre os serviços educacionais oferecidos às escolas parceiras.