Os candidatos que realizaram o Enem 2016 já podem acessar os espelhos das redações. Mais de 6 milhões de participantes terão acesso através da Página do Participante.

As notas foram divulgadas em janeiro, mas agora, os candidatos podem conferir os detalhes da correção para saber quais foram os erros cometidos. Lembrando que não é possível recorrer ao resultado da redação.

Os temas da redação do Enem 2016 foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” – para quem fez o exame nos dias 5 e 6 de novembro – e “Caminhos para combater o racismo no Brasil” – para quem fez a prova nos dias 3 e 4 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Educação, apenas 77 pessoas tiveram nota 1.000. Na outra ponta, quase 300 mil candidatos tiraram nota 0 ou tiveram a redação anulada.


CRITÉRIOS AVALIADOS:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

 

Fonte: Inep e Agência Brasil