Tema: Segunda Guerra Mundial

Público-alvo: 9º ano do Ensino Fundamental 2

Autoria: Tafnes do Canto

 

Introdução

O pano de fundo para esta proposta pedagógica são obras biográficas ambientadas no contexto da Segunda Guerra Mundial, publicadas pela Casa Publicadora Brasileira. Durante o projeto, os estudantes serão levados a relacionar as narrativas à historiografia da Segunda Guerra Mundial. O estudo de biografias ainda permite aos estudantes perceberem o papel dos indivíduos como agentes históricos. Assim, eles têm a possibilidade de reconhecerem-se como construtores de sua própria história e coparticipantes dos processos de formação da sociedade.

 

Objetivos

  • Relacionar as biografias analisadas à historiografia da Segunda Guerra Mundial.
  • Reconhecer-se como agente de sua própria história e participante dos processos de formação da sociedade.

 

Procedimentos

  • Oferecer opções de leituras de obras compatíveis com a faixa etária, que abordam o contexto da Segunda Guerra Mundial para serem lidas pelos estudantes. Exemplos: Mil cairão ao teu lado, O último trem,
    O soldado desarmado, Arco-íris sobre o inferno e Por um fio.  É importante disponibilizar os livros antes do início do projeto para haver tempo hábil de leitura. Cada aluno escolhe, ao menos, um livro para realizar o estudo.
  • Na fase de leitura, os estudantes podem receber uma ficha com orientações de tópicos importantes a observar e que serão relevantes para socializar com os colegas no dia marcado para a realização do clube do livro. É recomendado que eles sejam incentivados a visualizar como as obras apresentam assuntos pertinentes à temática, a exemplo do totalitarismo, militarismo, antissemitismo e campos de concentração.
  • Em dia agendado, promover o clube do livro, um momento em que cada aluno poderá realizar a socialização do enredo da biografia lida, as características dos protagonistas e a construção de suas trajetórias, assim como dos pontos marcantes e citações que podem ser relacionadas com a historiografia da Segunda Guerra Mundial.

 

Atividades posteriores

Em grupos: promover releituras artísticas inspiradas nas obras estudadas e realizar uma exposição, incentivando a comunidade escolar à leitura e conhecimento das narrativas.

 

Recursos

Livro didático de História, 9º ano – Coleção Interativa (CPB Educacional);
Obras biográficas ou literárias que exploram o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Exemplos: Mil cairão ao teu lado, o Último trem, O soldado desarmado, Arco-íris sobre o inferno e Por um fio.

 

Faça o download do arquivo em PDF