Justificativa

A amizade se constrói na convivência e nas ações do dia a dia. Dessa forma o ambiente escolar tem uma função importante de instruir, mostrar caminhos, apresentar soluções e proporcionar reflexões e aprendizagens sobre valores essenciais ao crescimento individual.

 

Objetivo Geral

Desenvolver: afetividade; autoestima; otimismo; controle dos impulsos; empatia – compreensão do outro; empatia ao ouvir; prestatividade; solidariedade; sinceridade; comunicação interpessoal.

 

Objetivos Específicos

  • Demonstrar a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola;
  • Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
  • Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
  • Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;

 

Metodologia/Procedimento

Proponha uma roda de conversa e explore as seguintes perguntas:

  • O que é a amizade?
  • Amizade é o mesmo que amor?
  • O que é um amigo de verdade?
  • Qual a importância de um amigo?
  • O que não é preciso falar a um amigo?
  • O que posso falar a um amigo?

Peça aos alunos que escrevam frases sobre a amizade. Decore a sala com as produções.

  • Promover um “amigo secreto” presenteando o amigo com um cartão produzido em sala de aula.
  • Contar histórias que tenham a “amizade” como tema principal.
  • Montar um mural com o título “Amigos pra toda hora” que contenha a imagem de cada membro da turma. A sugestão é que cada aluno faça o seu próprio autorretrato. Colocar lado a lado (como uma roda), ao redor de um grande coração.
  • Se for possível planeje um passeio onde os alunos possam compartilhar a amizade uns dos outros. Faça brincadeiras divertidas e um lanche especial.

 

Outras sugestões

  • Criar histórias em quadrinhos sobre a amizade;
  • Fazer o alfabeto do amigo (para cada letra escrever uma característica sobre a amizade);
  • Brincadeira de roda: “Eu fui à Bahia comprar um chapéu, da cor da lua, da cor do céu. Não é para mim, não é para ninguém, é para o amigo que quero bem” – Escolher um amigo e entregar o chapéu.

 

Fechamento

Monte com os alunos o livro da amizade. Cada aluno irá escrever uma poesia com o tema. Após as devidas correções elaborar um único material com todas as produções. Se for possível faça uma cópia para cada aluno e planeje o dia de autógrafos “amigos para sempre ”.

 

Avaliação

Participação na construção de ideias, conceitos e atividades a serem desenvolvidos para compreensão do conteúdo proposto.

 

Recursos

  • Cartolina, cola, tesoura, tinta guache
  • Canetinhas, papel cartão, histórias sobre o tema
  • Autorização para o passeio

 

Faça o download do arquivo em PDF

Pages from dia_do_amigo

 

Imagem: Cirodelia/Fotolia