Projeto desenvolvido no Instituto Adventista de Manaus-AM

Professora: Karine da Costa Vieira

2º ano

Turma B

Tempo destinado ao projeto: 14 dias letivos

 

  1. OBJETIVO GERAL

Conhecer gêneros textuais como diferentes formas de comunicação e promover as relações interpessoais entre alunos do Instituto Adventista de Manaus e crianças do abrigo “O coração do Pai”, em Manaus.

 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver o gosto pela leitura e escrita a partir da elaboração de cartas, cartazes e convites;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação por meio de atividades verbais e escritas;
  • Incentivar a produção colaborativa;
  • Identificar as características de diferentes gêneros textuais;
  • Estimular a criatividade e a coordenação motora fina por meio das atividades propostas;
  • Estabelecer uma relação harmoniosa entre os envolvidos no projeto.

 

  1. CONTEÚDO CURRICULAR
  • Gêneros textuais: carta, cartaz e convite;
  • Leitura e escrita;
  • Compreensão leitora;
  • Vocabulário.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

O projeto LEIA foi desenvolvido em sete etapas ao longo de um mês de aula. A seguir, cada etapa e suas respectivas atividades:

 

1ª etapa – 26/09/2016

  1. Apresentação da atividade (livro de Língua Portuguesa Interagir e Crescer, p. 110), que propõe a confecção de cartazes para arrecadação de brinquedos para um orfanato;
  2. Despertamento da curiosidade dos alunos para a visita a um orfanato;
  3. Orientações sobre o gênero textual carta;
  4. Produção de cartas para entregar às crianças do abrigo.

 

2ª etapa – 29/09/2016 e 1/10/2016

  1. Contato telefônico e agendamento de uma visita ao abrigo “O coração do Pai”, em Manaus;
  2. Solicitação para a realização da proposta no livro didático;
  3. Aprovação da proposta pela coordenação do abrigo;
  4. Convite oral da direção do abrigo para as crianças da escola participarem do evento Rua de Lazer, no dia 12 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças;
  5. Planejamento do encontro das crianças de ambos os lugares com previsão de horário, lanche, normas a serem cumpridas e detalhes do evento;
  6. Entrega das cartas que os alunos confeccionaram para as crianças do abrigo.

 

3ª etapa – 5/10/2016

  1. Explicação da professora de como seria a visita dos alunos ao abrigo;
  2. Explicação sobre o funcionamento do evento Rua de Lazer e respectivas atividades, como pula-pula, piscina de bolinhas, escorregador, bola, corda, brincadeiras de rua, entre outras;
  3. Proposta da confecção de cartazes (segundo gênero textual estudado);
  4. Motivação: incentivar a comunidade escolar e demais colaboradores a arrecadar brinquedos para o abrigo “O coração do Pai” e desenvolver a solidariedade dos pais e dos alunos;
  5. Formação de equipes para promover a interação entre os alunos.

 

4ª etapa – 6/10/2016

  1. Reunião com os pais para relatar o desenvolvimento dos alunos durante as etapas do projeto: avanços na compreensão leitora, escrita de pequenos textos, rendimento interdisciplinar e importância da valorização da produção colaborativa;
  2. Orientações aos pais sobre as permissões e proibições durante as atividades do evento. As proibições incluíam: não tirar foto das crianças (ordem judicial) e não fazer questionamentos sobre os motivos pelos quais estão no abrigo;
  3. Apresentação de fotos das atividades realizadas em sala de aula durante as etapas do projeto;
  4. Entrega de materiais produzidos pelos alunos;
  5. Relatos dos pais sobre as mudanças que presenciaram em seus filhos em relação à caridade e ao amor desenvolvidos, preparando-os para a cidadania;
  6. Leitura bíblica de Provérbios 22: 6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

 

5ª etapa – 10/10/2016

  1. Abordagem do terceiro gênero textual a ser estudado (convite);
  2. Elaboração dos convites para entregar aos pais sobre a entrega dos brinquedos às crianças do abrigo “O coração do Pai”;
  3. Coleta de brinquedos para a campanha.

 

6ª etapa – 11/10/2016

  1. Embrulho de todos os brinquedos;
  2. Desenvolvimento da coordenação motora fina, uma vez que havia alunos que sentiam dificuldade em dobrar papéis, fazer nós e laços.

 

7ª etapa – 12/10/2016

  1. Encontro dos alunos com as crianças do abrigo para se conhecerem, trocarem experiências e brincarem no evento Rua de Lazer;
  2. Entrega dos brinquedos arrecadados ao longo do projeto;
  3. Interação e colaboração dos pais como voluntários do abrigo no evento;
  4. Finalização do projeto Ler, Escrever e Interagir com Amor.

 

  1. AVALIAÇÃO

Durante as atividades percebeu-se o interesse dos alunos em melhorar a escrita a fim de serem melhor compreendidos pelo leitor. A participação dos pais também foi fundamental para a motivação nas atividades propostas, e os alunos puderam perceber, na prática, a importância da comunicação oral e escrita.

O projeto LEIA alcançou os dois objetivos centrais, que envolvem a prática da leitura e escrita como fundamentos e a solidariedade e interação com o próximo. O projeto LEIA aproximou os alunos, os pais e a comunidade escolar.

Faz-se necessário a promoção de atividades solidárias envolvendo os alunos, para que percebam o prazer de seguir os passos de Jesus descritos em Lucas 2:52: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

 

  1. REFERÊNCIA

SOUZA, Hulda Cyrelli de. Língua Portuguesa 2º ano. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015. (Coleção Interagir e Crescer).

 

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Assista ao vídeo sobre o projeto: