Justificativa

Aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, recursos naturais finitos, má destinação do lixo, consumismo entre tantos outros conceitos e expressões reiteradamente utilizadas na mídia e nos meios acadêmicos de uma forma geral para referir-se a um só problema: a ação do homem sobre o Meio Ambiente que está transformando o nosso Planeta em um local perigoso para a vida de um modo geral.

 

Objetivo Geral

Desenvolver, acompanhar e assumir a educação ambiental na escola de forma permanente. Envolver a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para encontrar soluções aos problemas atuais e contribuir na construção de um futuro desejado por todos.

 

Objetivos Específicos

  • Oportunizar aos alunos e professores que se apropriem e aprofundem seus conhecimentos sobre conceitos, fatos, notícias e tecnologias relacionadas ao Meio Ambiente, para poderem ser mais eficazes em suas ações de transformação da realidade, afinando o senso crítico e a capacidade de ação de todos os envolvidos.
  • Relacionar o saber desenvolvido na escola com a realidade, buscando tratar a questão do Meio Ambiente no entorno da escola, em seus diversos aspectos, partindo da analise local (bairro) para a global (mundo).
  • Promover ações que incentivem a preservação do Meio Ambiente na escola e em casa;
  • Participar na construção de um futuro sustentável para a nossa comunidade, nosso município e região;
  • Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;
  • Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
  • Reconhecer responsabilidades individuais e coletivas a esse tema. Planejar ações que contribuam para transformações da qualidade de vida na escola e comunidade. Promover a compreensão das causas dos hábitos consumistas e agir para a transformação dos sistemas que os sustentam, assim como para a transformação de nossas próprias práticas.

 

Metodologia/Procedimento

  • Em uma roda de conversa, destaque a importância do cuidado com o Meio Ambiente. Mostre imagens ou leve os alunos para realizarem uma pesquisa no laboratório de informática para descobrirem como a destruição do Meio Ambiente acontece em uma escala local e também global. Deixe os alunos opinarem sobre o porquê dessas ações. Estimule-os a opinarem sobre as possíveis ações para amenizar os problemas vistos através das imagens. Faça um cartaz coletivo com as ideias apresentadas.
  • Deixe os alunos pesquisarem em revistas, jornais e internet (sob supervisão) outras notícias sobre o Meio Ambiente. Podem ser separados quatro grupos. Dois destacarão as notícias boas e dois grupos enfatizarão as notícias ruins sobre os cuidados com o Meio Ambiente.
  • Faça um passeio dirigido pelo bairro da escola deixando os alunos perceber o que contribui ou não à preservação do Meio Ambiente. Após essa análise reúna os alunos em duplas para que elaborem um folder explicativo à comunidade sobre como ajudar a melhorar nosso ambiente através de ações simples (coleta seletiva do lixo, conservação e limpeza das ruas, ter uma pequena horta em casa etc).
  • Em conjunto com a coordenação da escola promova a coleta seletiva do lixo escolar. Providenciem cestos de lixos correspondentes nas cores destinados ao descarte de papel, vidro, metal, plástico e material orgânico. Incentive os alunos a manterem o ambiente limpo. A coleta seletiva também pode ser realizada nas salas de aula.
  • Peça aos alunos para trazerem materiais recicláveis para a sala de aula (latas, garrafas pet, caixas de leite etc). Confeccione brinquedos junto com os alunos a partir desses materiais. Deixe-os brincarem com os objetos produzidos. Se possível faça uma interação com outras turmas.
  • Montar uma pequena horta a partir de elementos recicláveis.

 

Recursos

  • Laboratório de informática;
  • Fotos do Meio Ambiente;
  • Materiais recicláveis;
  • Cestos coloridos para a coleta seletiva;
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Caneta hidrocor;
  • Terra;
  • Sementes para a horta.

 

Fechamento

Promova uma exposição com os materiais produzidos pelos alunos durante a aplicação do projeto. Os pais e a comunidade escolar podem prestigiar as produções.

 

Avaliação

Através dos registros das atividades diárias, bem como o envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas.

 

Faça o download do arquivo em PDF
Pages from projeto_meio_ambiente

Imagem: Betelgejze / Fotolia