Projeto desenvolvido no Colégio Adventista Paul Bernand – Manaus-AM

Professora: Francinete Lima de Sousa Jardim III – Turma A

Tempo destinado ao projeto: 1 mês (20 horas)

 

  1. OBJETIVO

Envolver os pais no estudo da Bíblia, o principal livro no desenvolvimento harmônico da criança.

 

  1. CONTEÚDO CURRICULAR
  • Valorização da família;
  • Solidariedade;
  • Cooperação.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

Em sala de aula

1ª semana (3 a 7/10/2016) – A professora contou as histórias “O início de uma família”, “Um pouco de farinha e óleo”, “Bons amigos”, “Amigos de Jesus”, “O bom samaritano”, “Jesus cura o paralítico” em sala de aula utilizando diversos recursos (5h).

2ª semana (10 a 14/10/2016) – O livro Aventuras bíblicas, volume 3, foi enviado para a casa de cada aluno (com uma carta informando o passo a passo do projeto*). Nesse período, os pais contaram as histórias para os filhos e enviaram uma fotografia, como registro, para a professora (5h).

3ª semana (17 a 28/10/2016) – As crianças escolheram uma das histórias apresentadas pela professora e, com a ajuda dos pais, gravaram um vídeo recontando a história a seu modo. O vídeo foi encaminhado para a professora via WhatsApp (10h).

Em casa

  • Leitura de histórias do livro Aventuras bíblicas feita pelos pais ou responsáveis.
  • Registro, por meio de foto, dos momentos de contação de histórias.
  • Apresentação da narrativa escolhida pela criança aos familiares, destacando os principais acontecimentos e uma lição de moral.
  • Gravação de um vídeo com a criança apresentando a história aos pais ou responsáveis.

 

  1. MATERIAL DE APOIO
  • Coleção Nosso Amiguinho 2º semestre – volume 3 – Casa Publicadora Brasileira
  • Livro paradidático Aventuras bíblicas, volume 3 Bíblia
  • Computador/celular
  • DVD
  • Televisão

 

  1. AVALIAÇÃO

4ª semana (31/10 a 4/11/2016) – A professora organizou todos os vídeos e apresentou aos alunos e aos pais (5h). Foram considerados, para fins de avaliação, a participação do aluno bem como o interesse e o envolvimento da família. No desenvolvimento do projeto também foram avaliadas a história contada e a gravação do vídeo.

 

  1. REFERÊNCIAS

AMAZONITA, Kenia; OLIVEIRA, Sueli F. Aventuras bíblicas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013 v.3.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009. p. 1120.

 

 

* Passo a passo do projeto “Estou na TV!”

 1º passo:  selecionar histórias de acordo com os conteúdos e contá-las em sala de aula usando recursos diversos, durante uma semana.

2º passo:  enviar aos pais uma carta explicando o projeto e motivando-os a participar da vida escolar do aluno.

3º passo:  encaminhar o paradidático para casa, solicitando aos pais ou responsáveis que contem, a cada dia, uma história diferente à criança e registrem esse momento por meio de foto.

4º passo:  incentivar os alunos a gravar, com a ajuda dos familiares, um vídeo no qual recontam a história que mais lhes chamou a atenção, dentre as muitas existentes no livro Aventuras bíblicas.

5º passo:  reunir os vídeos produzidos pelas crianças, gravá-los em um DVD e exibir as histórias em sala de aula. Se desejar, enviar uma cópia do DVD aos pais.

 

Faça o download do arquivo em PDF

Assista ao vídeo sobre o projeto: