Público-alvo

Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Duração do projeto

Uma semana

 

Interdisciplinaridade

É essencial para todas as disciplinas e está em conexão com todas.

 

Justificativa

No decorrer do ano é perceptível a falta de compromisso com os estudos por parte de alguns alunos, e quando não há acompanhamento em casa, o caso pode se agravar ainda mais.

 

Objetivos Geral

Orientar o aluno sobre a forma mais adequada de desenvolver hábitos de estudos.

 

Objetivos Específicos

  • Levar o aluno a entender e a praticar o hábito de estudar.
  • Apresentar os diferentes estilos de se aprender e estudar.
  • Apresentar a melhor  maneira de se estudar para cada matéria.
  • Identificar o estilo de aprendizado de cada um através de testagem.

 

Avaliação 

  • Ter a participação e a presença dos alunos durante a semana.
  • Analisar o resultado dos testes.
  • Realizar uma análise e aqueles alunos com mais dificuldades ficam em acompanhamento com a orientadora.
  • Ter um acompanhamento periódico com os alunos para manutenção dos hábitos desenvolvidos, motivando-os a se dedicarem.

 

Estratégias/Desenvolvimento

É realizada uma semana especial em que o horário de aulas é reduzido, sobrando uma aula para capela, na qual serão trabalhados temas essenciais para os bons hábitos de estudos.

Veja alguns exemplos de temas que poderão ser explorados:
Segunda: O que é hábito?
Terça: Hábitos de estudos.
Quarta: Estilos de aprendizagem.
Quinta: Por que ter horário para os estudos?
Sexta: Inteligências múltiplas e formas de estudar.

No final da semana os alunos recebem um certificado e uma agenda confeccionada pela escola com dicas de sucesso, cronograma de estudos e tabela de horários. Também pode ser produzido um folder especial para que os alunos colem na capa das agendas algumas dicas para ter sucesso nos estudos.

Exemplos de textos (para o folder):

 

Dicas para ter Sucesso nos Estudos:

1. EVITE FALTAR ÀS AULAS OU CHEGAR ATRASADO(A)

Tal atitude compromete a sua aprendizagem. Entenda que, mesmo repondo o conteúdo, você pode perder a explicação do(a) professor(a).

2. EVITE CONVERSAR EM SALA DE AULA

Conversas em sala de aula são necessárias quando fazem parte do conteúdo interativo ministrado pelo(a) professor(a). Caso contrário, devem ser evitadas, pois comprometem o processo de ensino e aprendizagem tanto de quem está envolvido(a) na conversa, quanto dos(as) demais alunos(as) que querem prestar atenção na aula.

3. NÃO GUARDE DÚVIDAS SOBRE ALGUM CONTEÚDO

Consulte o(a) professor(a) da disciplina cujo conteúdo não ficou claro e peça que ele(a) lhe explique novamente. Recorra também a um colega para esclarecimento ou busque um(a) professor(a) de reforço escolar.

4. USE SUA AGENDA

Faça anotações na agenda dos conteúdos das aulas e das atividades que deverão ser realizadas em casa. Assim você terá melhor condições de acompanhar o que deverá ser estudado.

5. SEJA ORGANIZADO(A) NA HORA DE ESTUDAR

Mantenha seus materiais de estudos (apostila, livros, cadernos, agenda, etc.) bem organizados de forma que qualquer consulta possa ser feita com rapidez.

6. ESTUDE UM ASSUNTO DE CADA VEZ

Procure não estudar vários assuntos de uma só vez; isso é extremamente prejudicial, atuando negativamente na sua linha de raciocínio.

7. NÃO SEJA APRESSADO NOS ESTUDOS

Cada conteúdo deve ser entendido e assimilado e não somente lido, portanto, invista tempo nos estudos. Lembre-se: “A pressa é inimiga da perfeição”.

 

Faça o download do arquivo em PDF

Pages from semana_habitos_estudo

 

 

Imagem: Cirodelia/Fotolia