Com o uso crescente e diário de equipamentos eletrônicos, precisamos mostrar meios para que nossas crianças estudem e aprendam com o mesmo interesse que jogam. Esse é o real motivo pelo qual mais e mais professores colocam esses objetos como instrumentos de extrema importância em seus planejamentos didáticos.

A ideia de que aplicativos ou objetos tecnológicos excluem a disciplina de Língua Portuguesa é comum nos educadores. Isso acontece devido ao grande número de criadores desses objetos terem como língua materna o inglês, investindo assim, mais nessa língua.
Porém, se a pesquisa for feita com empenho, veremos aplicativos lúdicos, práticos e em nossa língua materna, para reforçar, fixar ou introduzir conceitos da Língua Portuguesa em nossas crianças.

Ao realizar uma rápida pesquisa sobre o assunto de Língua Portuguesa dentro dos aplicativos, podemos citar 10 exemplos para utilização desse recurso em sala de aula.

 

Sugestões de objetos:

  1. Ursinho A E I O U (atividade para alfabetização).
  2. Forma palavras (atividade de reforço da alfabetização).
  3. Wordox – O ladrão das palavras (atividade de reforço da alfabetização).
  4. O que é, o que é? (incentivo à leitura).
  5. Cruzadinha (atividades para alunos já alfabetizados).
  6. Caça-Palavras (atividades para alunos já alfabetizados).
  7. Letroca (atividades para alunos já alfabetizados).
  8. Aprender Português (aumento de vocabulário).
  9. Português – Verbos e Conjugações (para alunos de 4º e 5º anos).
  10. Português em HD – Verbos e Conjugações – animações e áudio (para alunos de 4º e 5º anos).

Obs.: Lembrando que são objetos para plataforma IOS, e podem estar gratuitos ou pagos, dependendo do seu momento de verificação.

 

Aqui estão algumas dicas, mas você pode, em suas pesquisas, ao clicar em itens relacionados, encontrar muito mais aplicativos interessantes. Divida conosco essa descoberta colocando nos comentários abaixo.