Disciplinas

Arte e Ensino Religioso

 

Conteúdo

  • O significado da Páscoa.
  • Como podemos celebrar a Páscoa.

Objetivos

  • Conhecer o real sentido da Páscoa e a origem de sua comemoração;
  • Reconhecer Jesus como o personagem central da Páscoa;
  • Questionar os símbolos atuais da Páscoa, confrontando a sua origem e fundamentos em comparação a Páscoa apresentada na Bíblia.
  • Perceber que existem diferentes formas de celebrar esta data.
  • Aceitar o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade.

Por mais que a humanidade celebre a data com chocolates, doces e coelhinhos, não podemos esquecer o real significado da Páscoa. Podemos auxiliar cada aluno a compreendê-lo verdadeiramente e também ajudá-lo a aceitar a Jesus como seu Salvador.Sugerimos que o trabalho sobre esse tema seja desenvolvido durante uma semana e a cada dia podem ser aplicadas as seguintes atividades:

1º DIA

Ler com os alunos a instituição da Páscoa descrita no livro de Êxodo 12: 1-28. Reforce também que a festa da Páscoa se relaciona com uma festa de libertação. Após a leitura faça as seguintes considerações: Como você imagina que as pessoas se sentiram ao participar de toda aquela preparação antes da libertação? Como você imagina que elas se sentiram quando finalmente arrumaram as coisas e foram embora? Era importante celebrar essa data?

2º DIA

Destacar que o comércio está repleto de símbolos (ovos de chocolate, colombas, coelhinhos), gostosos é verdade, mas que podem nos fazer esquecer o real significado da Páscoa: Jesus. Assim, pedir para que os alunos pesquisem em jornais e revistas, propagandas e notícias sobre a Páscoa. Montar um mural coletivo com as descobertas feitas. Leve-os a perceber que a maioria ou nenhuma delas fala sobre Jesus.

3º DIA

Enfatizar que Jesus é o precioso presente de Deus para nós. Ele nasceu em uma humilde estrebaria, viveu fazendo o bem, curando, ensinando as pessoas a amar a Deus, a ser perdoadoras e bondosas, como os filhos de Deus devem ser. Mas muitas pessoas não gostaram dessas novas ideias. Organizar a classe em grupos. Cada grupo poderá representar parte da vida e do trabalho de Jesus.

4º DIA

Mostrar como os discípulos de Jesus O seguiam em todos os lugares. Como conheceram Seu poder para curar, Sua habilidade para ensinar e sabiam que Ele poderia revolucionar o mundo. Contar porque Jesus reuniu seus discípulos em uma linda ceia. Reforce que Jesus sabia o que deveria acontecer e por isso deveria preparar seus discípulos. Enfatizar que o suco de uva e o pão sem fermento representam hoje o sangue e o corpo de Jesus, que morreu por nós. Por isso, se celebra a Santa Ceia. Preparar um ambiente solene e entregar a cada aluno um pedaço de pão e frasco de suco de uva para que os alunos provem o sabor e saibam qual o verdadeiro significado desses símbolos.

5º DIA

Relembrar com os alunos os momentos difíceis que Jesus sofreu antes de ser crucificado e morto. Ao Jesus morrer, Ele sentiu não apenas a dor e o sofrimento que uma pessoa sente nessas circunstâncias, mas toda a dor e o sofrimento que o pecado causa, pois Ele estava morrendo por mim e por você também. Jesus morreu para nos libertar da escravidão do pecado. É por causa dEle que poderemos morar no Céu quando Jesus voltar para nos buscar. Enfatizar que Jesus vive. Ele ressuscitou e hoje está no Céu, aguardando o momento de voltar a esta terra para nos buscar.

Perguntar aos alunos: Como você acha que Jesus Se sentiu ao ser preso e morto por nossos pecados? Como você Se sente ao saber que Jesus morreu por você? Você deseja morar com Ele no Céu?

Juntamente com os alunos, para finalizar e materializar os momentos da semana sugerimos a produção de um imã de geladeira com os seguintes materiais:

  • EVA vermelho e branco.
  • Molde da ovelha com a mensagem e molde da cruz. (Baixe o molde)
  • Caneta preta para desenhar no EVA.
  • 1 pedaço de ímã.
  • Cola quente.

Recorte o molde da ovelha no EVA branco e o molde da cruz no EVA vermelho. Faça os detalhes da ovelha usando a caneta preta. Cole a ovelha no pé da cruz. Cole o ímã atrás da ovelha.

Faça o download do arquivo em PDF

Pages from projeto_pascoa