Descrição
Estimule a imaginação dos alunos demonstrando um pouco do período pré-histórico em que os dinossauros existiram. Utilize as ferramentas de representações gráficas, simulações de vocalização, quizzes e quebra-cabeças para apresentar o mundo perdido desses répteis extintos. Através do tour, é possível explorar os dinossauros que viveram em determinados períodos – jurássico, cretáceo inferior e cretáceo superior. Em “Photo” é possível visualizar várias imagens de cada dinossauro selecionado, basta passar o dedo para cima. Além disso, o aplicativo mostra um mapa da localização em que aquele dinossauro habitou, sua proporção em relação ao tamanho de um homem adulto e uma possível vocalização. No canto superior direito há dois botões, um dá acesso à lista por ordem alfabética dos dinossauros e o outro amplia a imagem selecionada. Apesar de ser um aplicativo que possui partes em inglês, ele é bastante intuitivo, com poucas informações que dependem do conhecimento da língua para a compressão. Caso haja dúvidas, no menu inicial há um botão no canto inferior esquerdo que possui instruções em português.

 

SUGESTÕES DE USO PEDAGÓGICO

Ensino fundamental: 7º ano

  • Utilize o aplicativo durante as aulas de répteis para mostrar algumas representações artísticas dos dinossauros. Explique que elas são feitas baseadas em esqueletos, fragmentos de ossos, locais onde os fósseis foram encontrados e, por isso, são apenas representações.
  • Peça que os alunos escolham cinco dinossauros dentre os que o aplicativo mostra e façam uma pesquisa com dados mais detalhados, com o nome científico, características gerais, habitat, locais onde já foram encontrados e museus em que estão expostos.
  • Sugira que os alunos façam as atividades de quiz e quebra-cabeça como passatempo.
  • Aprofunde os conhecimentos dos alunos abordando as eras geológicas com o botão “Tour”. Faça um breve resumo da divisão das eras e foque nos períodos de maior abundância dos dinossauros (era mesozoica, períodos triássico, jurássico e cretáceo). Aproveite para explanar sobre as teorias da extinção dos dinossauros, como a destruição por um meteorito, e a destruíção com o dilúvio.

Discuta com os alunos sobre a extinção dos dinossauros. Aborde as mudanças causadas pelo pecado à Criação, o plano de Deus para a restauração do planeta, e qual o posicionamento criacionista sobre esse assunto.

 

Baixe o aplicativo