ApresentaçãoApresentação
Este é um material que apresenta, com abordagem direta e prática, conceitos teóricos fundamentais sobre a construção dos sentidos nos textos. Busca aperfeiçoar habilidades relacionadas à leitura, compreensão e produção textuais por meio de atividades que valorizam e modelam a capacidade de pensar. Escrito com linguagem acessível, pretende encorajar aos alunos a desenvolverem o raciocínio crítico, a questionar ideias preconcebidas e a resolver e abordar problemas de forma mais objetiva. Este material também tem por objetivo incentivar a busca por resultados finais que tornem nossas decisões mais acertadas e confiáveis, nossa contribuição mais criativa, nossas ações mais humanas, nossas relações mais duradouras.

Assim, partindo tanto da leitura de imagens quanto da resolução de tarefas textuais, o educando terá a oportunidade de redescobrir o sabor de se compreender e produzir sentidos ao examinar formas, cores, temas e crenças em textos ou fragmentos de textos imagéticos, mistos e verbais. Ao inferir, generalizar, adotar um ponto de vista, criar hipóteses, encontrar soluções temporárias, olhar sob diferentes perspectivas e ao conduzir-se por soluções alternativas úteis, fará com que a fluência, flexibilidade, originalidade e capacidade de elaboração, aumente.

 

EstruturaEstrutura Pedagógica
De modo geral, apresentamos os fundamentos sociodiscursivos e pragmáticos que orientam as produções de gêneros que circulam nas diferentes esferas sociais de comunicação, reconhecendo e produzindo as sequências tipológicas predominantes em gêneros do seu universo e nos que são solicitados atualmente em diversos exames.

 

AutorAutora

Eliane Hosokawa Imayuki

  • Graduada em Letras pela USP – São Paulo – SP
  • Especialista em Língua Portuguesa pela USS – Vassouras – RJ
  • Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP – São Paulo – SP
  • Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela USP – São Paulo – SP

 

Arquivo Conheça mais