Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental l
Duração: 1 semestre
Autoria: Delma Marques e Elisângela Souza
Justificativa
Somos o país do futebol! Se esta afirmação está correta ou errada, não sei. O fato é que, quando nossa seleção entra em campo, nosso coração bate mais forte!
Em 2018, a Copa do Mundo de Futebol será na Rússia. As nossas expectativas não são diferentes para esse campeonato. Bilhões de pessoas serão expectadores, muitos técnicos anônimos surgirão, várias seleções serão escaladas. Todos nós, querendo contribuir de alguma forma. Torcer para que o Brasil vá além de aplausos e gritos de gol!
Mas há outro “jogo” em curso – o jogo da vida. O jogo da minha família, da minha comunidade, da minha cidade, do meu país. Nesse jogo não podemos ser meros torcedores expectantes, devemos entrar em campo e marcar um golaço a cada dia.
Quando me torno um cidadão melhor, quando supero algumas das minhas dificuldades estou vencendo a maior e melhor partida, pois estou sendo um campeão na vida e influenciando a vitória de outros também!
Objetivos
- Incentivar a leitura.
- Reconhecer que existem situações que eu preciso vencer.
- Estimular a busca pela excelência em tudo, principalmente no desenvolvimento pessoal (autoestima, estudos, responsabilidades) e coletivo (respeito às diferenças, altruísmo, cooperação).
- Estimular ações que contribuirão para um viver melhor (respeito a mim, ao outro, ao meio ambiente, às leis morais, civis, trânsito…).
- Comparar os desafios de uma partida de futebol com os desafios da vida.
- Compreender que, para o Brasil ser um país melhor, eu preciso ser um cidadão melhor (uso inteligente dos recursos, descarte de dejetos, preservação da vida, zelo pela saúde).
Desenvolvimento
Enquanto torcemos para que o Brasil vença a Copa do mundo, também crescemos buscando vencer algumas situações em nosso cotidiano.
A seguir, veja os livros e as etapas de desenvolvimento do projeto.
Turmas: 2 e 3 anos Tema: Egoísmo Livros: Primeiro eu “O egoísta, além de suas peculiaridades negativas, ainda faz com que sua alma se empobreça mais, quando sua satisfação se faz presente frente à infelicidade de outros.” Ivan Teorilang Nem sempre ser o primeiro é o melhor, principalmente quando nos esquecemos do direito das outras pessoas, princípio da isonomia (direitos iguais a todos). Aproveite o tema e leve seus alunos a pensar na importância de se preocupar com os outros. Temas a serem considerados:
Uma lição no zoológico
Turma: 4 anos Temas: Violência/Bullying Livros: Coisas que machucam por dentro e por fora “Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.” Mahatma Gandhi A vida tem se tornado algo banal, por muito pouco ou quase nada ela é roubada. Precisamos refletir em nossas atitudes, palavras e ações. Elas podem estar ferindo alguém por dentro ou por fora. Temas a serem considerados:
Turma: 5 anos Tema: Medo Livros: Barulhos da noite “Eu aprendi que a coragem não é ausência de medo, mas o triunfo sobre ele.” Nelson Mandela O medo é algo presente na vida das pessoas. Podemos trabalhar o que ocasiona e como evitar esse sentimento, formando assim uma criança mais confiante e também tendo noites de sono mais tranquilas. Temas a serem considerados:
O que é ser corajoso?
Turma: 1º ano Tema: Individualismo Livros: Mania eletrônica “Nenhum homem é livre se não dominar-se a si mesmo.” Epíteto O mundo mudou e o uso da tecnologia tem tomado conta completamente da nossa vida. Precisamos refletir sobre nosso comportamento, buscando um equilíbrio das crianças quanto ao tempo passado diante das telas. Temas a serem considerados:
O que é ser solidário
Turma: 2° ano Tema: Desobediência Livros: O lobão e o cordeirinho A obediência gera benção e a desobediência, maldição. Deuteronômio 11:26-28 Um povo que não aceita a revelação do Senhor é uma nação sem ordem. Quem obedece à Lei é feliz! Uma vida sem obediência não pode dar certo. Toda ação tem uma consequência e não podemos nos livrar dela. Por isso, obedecer sempre será a melhor escolha.
O sorriso perdido
O que é ser obediente?
Noguinho
Provérbios 29:18
Temas a serem considerados:
Turma: 3° ano Tema: Ciúme Livros: Ciúme “Ciúmes é um sentimento inútil e não torna ninguém fiel a você.” Artur da Távola Como é difícil lidar com as emoções! Mas elas estão presentes em nossa vida desde muito cedo. Precisamos entender que existem sentimentos ruins e precisamos lutar para que eles não nos controlem.
O que é ser honesto?
Temas a serem considerados:
Tema: Indiferença Livros: O aniversário do vovô “O oposto do amor, não é o ódio, mas a indiferença.” Érico Veríssimo Fomos criados para nos relacionarmos uns com os outros. E como é ruim quando nos sentimos sós! Existem presentes que não encontramos nas prateleiras das lojas, mas que gostamos de receber.
Turma: 4° ano
O que é ser amável?
“Dói mais ao nosso amor próprio sermos desprezados, que aborrecidos.” Marquês de Maricá
Temas a serem considerados:
Turma: 5° ano Tema: Preconceito Livros: Cadê o patinho feio “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pela sua personalidade, não pela cor de sua pele”. Martin Luther King Jr. Deus ama a todos. Porque eu não amarei também? Diferenças existem, mas elas não podem separar as pessoas. As dificuldades precisam ser vencidas.
Amigos, amigos, diferenças à parte
O que seria de branco, se todos gostassem do amarelo?
Deus ama os que são diferentes
Lápis cor de pele
O que é ser tolerante?
Temas a serem considerados:
Ensino Fundamental 2
Temas e títulos sugestivos:
6° ano: Bullying – De que lado você está?/De bem com você.
7° ano: Intolerância – Tribos urbanas.
8° ano: Vícios – Saída de emergência/1 clique.
9° ano: Escolhas – Jogada de craque/Ainda que caiam ou céus.
Sugestões de atividades/abordagem
Assim como no futebol, todos trabalham por um objetivo comum, a ideia para esse projeto é que os alunos experimentem trabalhar em equipe e os valores estudados sejam vivenciados entre eles. Valores como a tolerância, o respeito, a amizade, o altruísmo, a união, a superação, o direito de expressão (voz e voto) e a divergência saudável. Esses valores são por excelência o exercício da cidadania. Assim, eles poderão entender a dificuldade de governar um time ou um país com diferenças tão expressivas como é o nosso caso. Para isso, nossa sugestão é que uma turma do Ensino Fundamental 2 trabalhe junto com o Ensino Fundamental 1 e/ou Educação Infantil, como um time, o mesmo tema com aprofundamentos ou temas complementares:
Ex.: Individualismo e vícios; preconceito, bullying e violência; perda, ciúme e Abandono…
Introdução
- Analisar os aspectos envolvidos em uma preparação para Copa do Mundo.
- Pesquisar sobre o país que estará sediando a Copa 2018 – a Rússia (idioma, clima, histórico de guerra e intolerância, conquistas espaciais, problemas sociais, religião predominante…).
- Convidar um atleta profissional ou semiprofissional (equipe de base como juniores, sub 20) para falar sobre o esporte, tempo de dedicação, preparo, confinamento (concentração), respeito à liderança (técnico), a importância da equipe de apoio (médico, preparador físico, roupeiro e nutricionista). A competição, vitória e derrota e as aprendizagens de cada uma, a importância da equipe e da torcida.
- Decoração da escola.
- Quadro classificatório das equipes – oitavas de final, quartas de final, semifinal, final.
Desenvolvimento
- Leitura do livro.
- Ação comunitária – visita ao asilo (lar de idosos) com propósito de levar alegria aos idosos; cuidado de uma praça; desfile cívico; passeata de conscientização; pedágio educativo; música/paródia; visita ao AA (Alcoólicos Anônimos) ou convite para alguém falar sobre o vício e suas consequências…
- Criação de flâmulas/uniformes.
- Jogos cooperativos.
Conclusão
- Pesquisa para o desenvolvimento de apresentação final (copa interescolas, vídeo, painel, exposição de fotos e trabalhos, produção textual, ilustração de livro, coral…)
- Premiação às equipes.