Desde que os conflitos sírios começaram, há cinco anos, mais de 13 milhões de crianças pararam de estudar, segundo o último relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  O mesmo estudo também apontou que cerca de 9 mil escolas foram destruídas ou danificadas por causa dos confrontos na Síria, Iraque, Iêmen e Líbia. Algumas destas crianças vieram ao Brasil com suas famílias em busca de um recomeço. Por isso, o Instituto Gênesis, localizado na Praça da Sé, está promovendo uma campanha de arrecadação de materiais escolares para as crianças de mais de 300 famílias sírias refugiadas na capital e que recebem atendimento no local.

Ao chegar no Brasil, nem todas as crianças voltaram a estudar. Uma das principais dificuldades, além da diferença no idioma e cultura, é que a maioria não possui material escolar. “Acima de tudo, queremos garantir que elas tenham direito à educação, apesar das circunstâncias”, explica o coordenador da campanha, Wallysson Santos.

Para recolher as doações de materiais escolares na capital, foram criados postos de arrecadação no Hospital Adventista de São Paulo (Hasp), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Livraria Total Gospel, CPB Livraria – na Praça da Sé, Restaurante Vegetariano Family e na sede do Instituto Base Gênesis. Além disso, detalhes para doações em dinheiro também podem ser obtidos pelo telefone (11) 2129-2626. A arrecadação acontece até o dia 10 de fevereiro.

 

[Equipe ASN, Jhenifer Costa]
Imagem:
 lil_22 / Fotolia