O preparador físico Marcio Atalla dá dicas para fazer atividades físicas em outros ambientes além da academia e ensina como dar o passo inicial na busca por uma vida mais saudável. Muitas vezes é difícil encontrar tempo para fazer exercícios. A rotina cheia de atividades e preocupações acaba fazendo com que as pessoas aproveitem o pouco tempo livre apenas para o descanso e lazer. Porém, pequenas atitudes durante o dia colaboram para a prática de exercícios físicos, que podem ser executados até mesmo no ambiente de trabalho.

Segundo o preparador físico Marcio Atalla, o cenário é preocupante. “O sedentarismo vem aumentando cada vez mais. Apenas 35% da população brasileira pratica atividade física três vezes por semana, sendo que o ideal é 30 minutos por dia e cinco vezes por semana. Por isso, é importante aproveitar todas as oportunidades dentro de uma rotina agitada”, explica.

Veja as orientações para se exercitar no trabalho:

  1. Substitua o elevador pela escada. Doze andares por dia são, em média, 11 centímetros a menos de circunferência por mês e uma grande melhora cardiovascular.
  2. Ande! Em vez de mandar e-mail para um colega no mesmo piso, vá conversar com ele. Levante para buscar água. O ideal é fazer pequenas pausas a cada hora de pelo menos dois minutos.
  3. Se possível, aposente o carro e passe a utilizar a bicicleta ou o transporte público. Se sua casa for próxima ao trabalho, por que não ir andando? Pequenos trajetos do escritório ao restaurante, da casa à padaria também valem! Acumule movimento!
  4. Aproveite os momentos em pé para fazer exercícios também – fique na ponta dos pés enquanto espera para fazer cópias ou impressões.
  5. Sentado na sua cadeira do escritório também é possível fazer alguns exercícios, como juntar as mãos como se estivesse dando um aperto em si mesmo e tentar separá-las (resistindo). Segure por 10 segundos e solte, faça pelo menos cinco repetições.

Por fim, o preparador físico chama a atenção para o fato dessas atitudes se tornarem um hábito: “Adianta muito pouco ou quase nada fazer só uma vez por semana. O ideal é que os comportamentos sejam diários. Seja honesto com você mesmo e tome uma decisão regular, lembrando sempre que é importante cuidar da saúde”, finaliza.

 

 

 

Fonte: Revista Vida e Saúde
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