No mercado cada vez mais escasso de oportunidades, é preciso se diferenciar. E o caminho para você se tornar único, se destacar diante de tanta concorrência, é construir uma “marca pessoal”, a chamada “personal branding”.

“A estratégia de criação de uma marca pessoal passa pelo pleno entendimento das suas grandes competências, dos talentos, dons e das características singulares que o diferenciam da multidão. Assim, será mais fácil viabilizar a venda, com sucesso, do seu melhor produto: você mesmo”, explica o especialista em vendas José Ricardo Noronha.

Noronha lista abaixo 6 passos para o processo:

1. Identifique os seus pontos fortes e trabalhe com inteligência para maximizá-los

“É um grande desperdício de tempo focar em seus pontos fracos, pois eles nunca se transformarão nos diferenciais competitivos que o tornarão único no mercado.” Caso você ainda não tenha identificado seus pontos fortes, peça feedback aos seus colegas, líderes e familiares sobre as competências únicas que eles enxergam em você.

2. Conecte os talentos e dons à sua “marca pessoal”

Suas principais características precisam estar expostas nas principais redes sociais e nos mais importantes serviços de busca.

3. Tenha consistência

“As mensagens transmitidas por você precisam ser consistentes e aderentes às suas crenças, princípios e valores.”

4. Tenha autenticidade

“Seja sempre você mesmo. Não crie uma imagem que não retrate exatamente quem você é.”

5. Use o poder de influência

“Saiba influenciar de forma positiva a vida das pessoas que conhece e use o seu networking com inteligência. Mas cuidado: seja sempre interessante, sem ser interesseiro.”

6. Exponha-se!

“Torne a sua marca conhecida ao participar de forma ativa de eventos, congressos, blogs… Isso dará mais força a você e pode abrir portas inimagináveis.”

O processo de criação e fomento da sua marca pessoal tem um objetivo ainda maior: cuidar do seu principal ativo, que se chama credibilidade. Portanto, não perca mais tempo.

 

 

Fonte: RZT Comunicação
Imagem: António Duarte / Fotolia