Boa aparência

A aparência envolve desde o vestuário até o corte de cabelo. A roupa não precisa ser somente adequada, ela precisa estar limpa, bem passada e obviamente combinando com sapatos e acessórios. Neste quesito podemos incluir também a questão da simpatia, do olhar amigável, do sorriso sincero. Ou seja, você precisa e deve causar uma boa impressão nos mais diferentes ambientes em que transita, com elegância e discrição. Você é a imagem personificada da empresa em que trabalha.

Agenda

Uma pessoa organizada, planejada, mantém uma agenda atualizada e cumpre fielmente seus compromissos. Imprevistos acontecem, mas você já tem um plano para lidar com eles. Outro detalhe importante: pontualidade. Ninguém gosta de esperar, e se alguém tiver que fazer isso, que seja você, não o outro. Se mesmo assim ocorrer algo inesperado, avise o motivo, dê uma satisfação, mesmo que seja um atraso de poucos minutos. Isso é cortesia, demonstra que você tem respeito pelo tempo da outra pessoa.

Escritório

Como está sua mesa de trabalho? Cheia de coisas para fazer? E sua gaveta? Os papéis que você precisa estão sempre à mão? Seu computador está atualizado, sem arquivos antigos e programas desnecessários? Todas as informações e dados que você precisa antes de tomar uma decisão estão à disposição? Os livros e documentos que você consulta constantemente estão no devido lugar? Em resumo, como está seu ambiente de trabalho? Ele diz muito a seu respeito. Se você for uma pessoa organizada, procurará dispor as coisas de forma que facilitem o seu trabalho. Você saberá exatamente onde ou com quem está aquilo que você precisa quando for necessário.

Certa vez ouvi a frase: “Suas ações falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz”. Infelizmente não sei quem é o autor(a) dessa afirmação, mas tenho certeza que ela é verdadeira. Mesmo sem querer, deixamos transparecer o que verdadeiramente somos por meio de nossas atitudes. Será que a ideia que as pessoas têm de você é a mesma que você deseja que elas tenham? Será que você é realmente organizado(a)? Pense nisso.

 

 


Imagem: Bloomua / Fotolia