A agenda visual é uma importante ferramenta para que a sua memória seja turbinada e sua rotina não se transforme em um caos.

 

O sinal indicando o fim da aula havia soado. Márcia se despediu rapidamente dos alunos, guardou o material acumulado sobre a mesa, verificou se os armários estavam trancados e logo correu para o almoço. Ser uma professora do 5º ano exige muita organização, pois há diversas disciplinas para lecionar e os alunos, bastante agitados, sempre esperam novidades.

Enquanto ela desfrutava de sua refeição, já que comera pouco naquela manhã, aproveitou para conversar com as outras professoras que também almoçavam ali:

– Márcia, como está a sua agenda para quinta-feira à tarde? – perguntou entusiasmada a colega responsável pelo 4º ano. – Gostaria de me sentar com você para elaborarmos aquele projeto sobre o meio ambiente.

– Bom, Ju… Na verdade, eu não sei – descansou os talheres sobre o prato, pensativa. – Na quarta-feira, irei corrigir as primeiras avaliações de Geografia; e, na quinta, não tenho certeza. Acho que marquei alguma coisa, mas não estou me recordando agora.

Márcia se envolvia em atividades novas com muita frequência e lembrava-se de seus compromissos como ninguém. Entretanto, em algumas ocasiões, deixava passar alguns eventos, por mais que fosse dona de uma memória invejável. Então, classificá-la como desorganizada poderia ser injusto.

Dica especial

Uma das melhores formas de sistematizar compromissos é escrevendo-os no papel. Por mais que essa ideia pareça arcaica na atual era tecnológica, ela é uma das alternativas mais eficazes para não sobrecarregar sua mente com o grande número de tarefas do cotidiano. É um processo simples, que você pode aprender a seguir:

1) Escreva o dia e a hora do compromisso no papel;

2) Não se preocupe em decorar o que anotou, mas ande sempre com a sua agenda;

3) Quando finalizar uma atividade, consulte as anotações para saber qual será o próximo passo;

4) Ocupe sua memória com outras informações durante o dia.

Pronto para testar essas dicas? Então, adquira sua agenda aqui e se programe desde já!

 

 

Por Kemelly Ferreira