Descubra qual é o seu estilo quando entra na sala de aula

Querendo ou não, a segunda-feira é a prova de fogo para testar o verdadeiro estilo de professor que há em você. Até porque, largar o fim de semana e dar início às atividades não é uma tarefa muito fácil. Vamos testar e descobrir qual tipo de professor é você. Confira!

1- O animador!

Segunda-feira é dia de novos aprendizados, horizonte de possibilidades, alunos que merecem aprender tudo de mais colorido… o professor animado chega cantarolando na sala de aula já desejando “bom dia” e sua empolgação contagia os alunos aparentemente sonolentos. Para ele, não tem dia ruim, pois soluções sempre são bem-vindas.

 

2- Contos de um viajante

Não basta contar a história, precisa vivenciá-la! Esse professor gosta de uma experiência completa para aperfeiçoar o ensino e trazer as novidades “viajadas” para a sala de aula. Se viajou, contará sobre suas experiências: como conheceu o Coliseu em Roma; como foi atravessar o trópico de Capricórnio; a emoção ao chegar a Machu Picchu, no Peru; e por aí vai…

 

3- O general

Todo mundo precisa estar com a postura ereta, tratar o professor por “senhor(a)”, abrir a boca somente para falar o necessário. O esse tipo de mestre gosta de ordem acima de tudo. E, para isso, ela vai fazer de tudo para ter controle da situação e, se for preciso, ele vai manter a postura mais séria possível. Provavelmente, sua turma possivelmente é uma das mais obedientes da escola. Para você, recomendamos o livro “Crônicas para Ler e Pensar”, com intuito de contrastar com o dia puxado.

 

4- O tecnológico

Ele sempre vai acabar trazendo as novas tendências para inovar durante o ensino. Se está ensinando sobre os astros celestes, incentiva os alunos a baixarem aplicativos de observação das estrelas, deixando as aulas sobre astronomia mais curiosas. Para esse estilo de professor antenado, a novidade é sua arma secreta.

 

5- “Misericórdia, o que eu faço com uma criatura dessa?”

Esse professor vive se questionando sobre suas próprias técnicas de ensino quando se depara com avaliações zeradas de um conteúdo que ele explicou mais de dez vezes. “Mas gente, será que agora vou ter que desenhar?” Ele sempre dá um jeito de ser o mais didático possível, mas a paciência acaba tendo limite, não é? É importante manter a calma e procurar terapia profissional o quanto antes.

 

6- O show de “Stand Up”

O humor é sua ferramenta mais eficiente. Como bom orador, se utiliza de histórias engraçadas e até piadas para prender a atenção da turma. É aquele que inventa paródias para fixar o conteúdo e propõe atividades um tanto peculiares. Uma estratégia que pode ser um tanto eficaz!

 

Cada professor tem suas peculiaridades e são elas que acabam deixando marcas na vida dos alunos. E aí, qual tipo de professor é você?

 

Conta para a gente!