Falar sobre solidariedade é pautar a empatia, o cuidado com o outro, o amor ao próximo, o sentimento de ser humano. Tudo isso faz parte de uma formação social muito importante para todos. Não somos bolhas, precisamos das pessoas e as pessoas precisam de nós.

Em um país cujas desigualdades sociais infelizmente são abissais, entender essas diferenças faz com que compreendamos também a responsabilidade de cada cidadão na construção de um mundo mais justo e igualitário. É essa educação integral que buscamos trabalhar com toda a nossa comunidade escolar, por meio de adequações pedagógicas no material didático, na literatura infanto-juvenil, e nos programas e projetos especiais desenvolvidos.

O dia 31 de janeiro é lembrado por comemorar o Dia da Solidariedade, data responsável por trazer a necessária reflexão sobre o papel de cada um na sociedade. Se todos doarem um pouquinho podemos construir grandes transformações na vida de muita gente. Por isso, separamos três obras indispensáveis para a concretização de uma formação solidária e com responsabilidade social para uma educação completa desde a mais tenra idade escolar. Confira:

  – O que é ser solidário? 

Você sabe o que é solidariedade e como desenvolver essa virtude? O objetivo deste livro é mostrar que, por meio de pequenas ações, você pode fazer a diferença na vida das pessoas que estão ao seu redor. Os livros da série Valores ensinam virtudes que devem nos acompanhar por toda a vida.

  – Uma escola para mim

  História de uma escola que tem sua rotina mudada com a entrada de Monique, uma aluna surda, na sala de aula do ensino regular. De forma emocionante, os alunos e a professora Angélica compreendem a necessidade da inclusão e do respeito para com os portadores de necessidade especiais e passam a se comunicar também por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

  – Cadê o patinho feio?

 Dona Pata chocou um ovo diferente. O que será que ela fez com ele? O patinho feio nasceu? Esse livro adverte contra o bullying e ensina sobre a importância da inclusão social. Os animais da série Se bicho falasse podem nos ensinar importantes lições. Vale a pena ler e aprender.

 

Esses são apenas alguns dos materiais que abordam os mais variados assuntos e valores para diferentes faixas etárias no processo de ensino-aprendizagem. Em nosso portal você encontra tudo! Desejamos a todos um Dia da Solidariedade de muita reflexão e, principalmente, ação!