Como ensinar o criacionismo para o leitor de cada fase

Já imaginou que incrível seria se mostrássemos ao vivo e em cores as palmas das mãos de Jesus para nossos alunos, vendo cada detalhe de seus dedos, unhas e digitais; e O questionando sobre como se deu o processo de Criação? Não seria um privilégio tê-Lo em presença para nos explicar cada um desses detalhes?

Talvez Ele pudesse nos explicar tecnicamente a concepção de cada pigmento e formas que conhecemos ou até mesmo daqueles que nunca pudemos ver (como os dinossauros, por exemplo). Mas o fato é que, sem precisar de biometria e nem nada do tipo, Ele deixou sua digital em cada detalhe do nosso dia a dia. Principalmente na natureza.

Você deve estar se perguntando como mostrar as maravilhas criativas durante o ensino dos conteúdos didáticos. Sim, isso é possível. Separamos formas especiais de abordagem do Criacionismo para cada fase de leitura do aluno. Veja só!

 

1- Leitor iniciante 

De maneira não intencional, mas, desde cedo, muitos questionamentos surgem. Desde os primeiros anos, queremos saber os porquês de tudo! A história de um homem e uma mulher, criados por Deus, que cuidavam de um lindo jardim e eram amigos de todos os animais é um relato que marca a memória de uma criança. E, dessa forma, deixar marcas de cosmovisão para aqueles que estão começando a ler.

Materiais que podem ser utilizados:

O que faltava na Terra 

Tudo começou assim 

 

2- Leitor em processo

O estudo da biologia também se dá por meio da nossa relação com as criaturas, obras espetaculares de Deus. Os animais e plantas são ótimos exemplos para atiçar a curiosidade do leitor que está descobrindo um pouco mais sobre o universo dos livros e se mostra curioso para saber como esses seres tão belos foram criados. Nada melhor que apresentar as variedades e seu habitat.

Materiais que podem ser utilizados:

No mar – Série: Que Bicho é?

No ar – Série: Que Bicho é?

Um Tamanduá no meu jardim

Outros Bichos no meu jardim

 

3- Leitor fluente

Ah! Eles são verdadeiros amantes de boas narrativas. Juntar as palavras e entender os sentidos das frases já não é o principal foco. A jornada é o que mais os interessa. Que tal oferecer-lhes uma aventura que os leve a se encantar com a complexidade das criações de Deus? Bom, eles gostam de livros com títulos desafiadores. Nisso nós podemos te ajudar!

Materiais que podem ser utilizados:

Expedição Galápagos

Terra de Gigantes

Como surgiram os Dinossauros

 

4- Leitor Crítico

Vamos ir além? Desenvolver a criticidade é primordial para todo o estudante. Por isso, os materiais utilizados para apresentar a Criação de forma argumentativa precisam ser claros e, de forma alguma, limitadores. É indicado incentivar debates e seminários em sala de aula sobre os temas abordados e explorados que acabam englobando a área da Biologia e Química. É possível, por meio dessas disciplinas, apresentar o cuidado e minuciosa atenção das mãos criadoras.

Materiais que podem ser utilizados:

Maravilhas da Criação

A História da Vida

A Descoberta 

 

Bônus:

Como somos professores atualizados e nos utilizamos de tecnologia também, vai aí mais uma forma de apresentar a Criação através da série A História da Vida: