As passagens só serão oferecidas após o planejamento de aulas criativas

Não. Não estamos sorteando passagens aéreas para conhecer a capital da Itália (mas seria uma boa, não é mesmo?). Deve ser deslumbrante conhecer o local onde nasceram vários conceitos que hoje utilizamos e que foi palco dos épicos que a mídia tanto gosta de explorar em suas narrativas. Serão elas ferramentas atiçadoras da curiosidade para uma viagem no tempo?

Para os amantes da História do Mundo, ler, assistir e ouvir sobre o Império Romano é um prato cheio para fomentar grandes e longos debates, assim como essa civilização. Aliás, recordemos a riqueza de conteúdo que esse recorte pode nos oferecer.

O domínio romano foi tanto que, territorialmente falando, foram conquistadas partes do norte da África, a Península Ibérica, Grécia e o que conhecemos agora como o sul da França. Sem contar também que Roma é um dos maiores exemplos dos primórdios da política, berço de fusões religiosas e um dos grandes legados ocidentais tanto em nomenclaturas como em costumes.

Mas o desafio ainda fica. Como ensinar o longo período de história da Roma Antiga para uma geração de estudantes conectados, com a atenção super disputada? Precisamos utilizar a técnica da “passagem aérea”.

Descobrir sobre a história romana é uma viagem empolgante

Proporcionar uma imersão no conteúdo é uma das melhores alternativas para um ensino criativo e inovador. Quando são utilizados materiais além dos didáticos para o aumento da experiência, é como se estivesse oferecendo uma passagem aérea para o estudante embarcar em uma aventura. E aí está o segredo. Acompanhe as dicas a seguir!

 

– Se utilize de mapas mentais ilustrativos que expõem de maneira visual períodos e termos que deixem o conteúdo mais “palpável”.

– Sugira leituras narrativas que façam uma imersão, como no livro “Vida em Roma”,  da coleção de Grandes Impérios e Civilizações. Usar ficção como porta de entrada para esse universo é uma estratégia significativa.

– Recursos audiovisuais não podem ser dispensados. Além dos variados vídeos que o Youtube oferece, surpreenda os alunos apresentando os podcasts. Isso mesmo, histórias em áudio. O Escriba Café, site de conteúdo histórico e criativo, oferece três episódios sobre a República, Império e Queda romana.

 

Pronto! O passaporte e a passagem estão em suas mãos. Levar o conhecimento nessa viagem está a um passo.

Você topa? Então embarque com a gente nesta aventura!