Conheça os calendários usados ao redor do mundo e não deixe de imprimir o seu.

 

“Que dia é hoje?” Talvez essa seja uma das perguntas mais frequentes do cotidiano terrestre. Essa dúvida constante não se trata apenas do hábito de colocar a data no cabeçalho do caderno. Desde os primórdios, o ser humano tem a necessidade de contar os dias e organizá-los em períodos e ciclos.

No Ocidente, costuma-se utilizar o calendário gregoriano, de origem europeia, que foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 24 de fevereiro de 1582. Esse modelo substituiu o calendário juliano, que foi implantado por um dos líderes romanos mais importantes, Júlio César (o mês de julho tem esse nome em sua homenagem). Antes dessa configuração cronológica determinada pelo imperador, os meses de janeiro e fevereiro não estavam alocados no início no ano, e novembro e dezembro sequer existiam.

Entretanto, apesar de convenções, a Terra não faz sua translação entorno dos calendários juliano e gregoriano. Outros povos e culturas também sistematizaram formas diferentes de observar e acompanhar o passar dos dias. Alguns desenvolveram apenas calendários solares; outros, lunares; e há também os que utilizaram os dois astros para criar sua própria forma de orientação temporal.

Para matar a sua curiosidade sobre alguns calendários famosos utilizados por diferentes civilizações, preparamos um material especial. Confira e imprima o seu!

Baixe agora o seu

Não se esqueça de baixar também os calendários temáticos da CPB Educacional:

 

Calendário infantil (inglês)

Calendário infantil (português)

Calendário CPB Educacional

Calendário de mesa CPB Educacional

 

 

Por Kemelly Ferreira