Estados Unidos – Merry Christmas!
Durante esse período do ano, assim como no Brasil, na tradição norte-americana, as lojas e as casas são decoradas com enfeites ricos em cores e brilhos. Lâmpadas coloridas e guirlandas animam o clima natalino. Na véspera, vizinhos se reúnem para a confraternização, na qual cantam canções natalinas e participam da ceia, que tem como prato típico o peru recheado, acompanhado de frutas.

Austrália – Merry Christmas!
Devido ao calor, que chega a temperaturas acima de 30º C, o Natal é comemorado com piqueniques em praias ou parques. Na decoração são utilizadas flores e a comida tradicional é o pudim de ameixas.

Rússia – Hristos Razdajetsja
O Natal é festejado em 7 de janeiro, 13 dias após a  comemoração ocidental, pois o calendário adotado pela Igreja russa é o juliano. Na tradição natalina dos russos a ceia deve ter grãos, frutas e mel, sem alimento cárneo.

Japão – Merii Kurisumasu
No Japão apenas 1% da população é cristã. O costume natalino foi introduzido no país por americanos após a Segunda Guerra Mundial. A troca de presentes é um costume muito apreciado na cultura nipônica, mas não há feriado. Em 25 de dezembro as pessoas trabalham normalmente.

França – Joyeux Noel!
Os franceses aproveitam o dia 25 de dezembro para praticar a reconciliação. Nessa data a pessoa vai até a casa de outra com qual tenha se desentendido e faz as pazes.

Índia – Shub Naya Baras! (em híndi)
Os indianos que celebram a data utilizam como árvores de Natal, plantas nativas do país. Eles enfeitam bananeiras e mangueiras, além de colocar lamparinas de argila nos telhados das casas. Os pratos típicos da ceia são à base de vegetais.

 

Imagem: Vectorfusionart / Fotolia