A Chironex fleckeri, a “vespa-do-mar” (classe Cubozoa), é uma medusa que vive no continente australiano e tem sido responsável por dezenas de mortes entre banhistas. Em geral, seu corpo dificilmente ultrapassa o tamanho de uma bola de futebol, mas seus tentáculos podem chegar a três metros. Os problemas provocados por essa medusa são tão sérios, que as praias australianas liberadas para banhistas são constantemente monitoradas por helicópteros, para a identificação da presença de medusas.
Quando observadas, imediatamente os banhistas são avisados para sair da água. Mesmo com toda a monitoração, sempre há pessoas que pensam ser “imunes” e, consequentemente, vez por outra se ouvem gritos aterradores de dor.
Seu veneno neurotóxico ataca o sistema nervoso, o coração e a pele, e pode matar uma pessoa em até três minutos. Por isso, esse cnidário é considerado um dos animais mais venenosos do mundo. Acidentes com medusas são frequentes no litoral brasileiro, entretanto, as medusas brasileiras não são tão venenosas quanto as australianas.