Obsolência programada é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não funcional especificadamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.

A obsolência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas de 1930 e 1940 conhecido como “descartalização”. Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.

A obsolência programada foi criada, na década de 1920 pelo então presidente da General Motors, Alfred Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a trocar o carro frequentemente , tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windowns. Inspirado na Centennial Bulb, lâmpada que continua em funcionamento desde 1901, o espanhol Benito Muros, da SOP (Sem Obsolência Programada) desenvolveu uma lâmpada de longa durabilidade e recebeu ameaças por conta desta invenção.

 

Autoria: S. Kanitz
Imagem: Olivier Le Moal / Fotolia
Fonte: http://blog.kanitz.com.br/nacional