1. Tema do projeto
2. Sujeitos envolvidos
2.1 Docentes responsáveis e suas áreas de trabalho (componente curricular ou turma em que leciona)
2.2 Turma(s) participantes(s) (turma a quem se destina o projeto)
3. Questão(ões) orientadora(s) (capture o tema na forma de um problema, de uma pergunta ou de uma curiosidade que não possa ser esclarecida ou respondida facilmente) Normalmente, as questões orientadoras:
a) são provocativas: elas devem manter o interesse dos alunos no decorrer do projeto e instigá-los a ir além das superficialidades;
b) são abertas: fazem os alunos usarem o pensamento em nível superior, exigindo que integrem, sintetizem e avaliem criticamente as informações;
c) vão ao cerne de um tópico ou disciplina: podem enfocar controvérsias que são fundamentais para um debate por profissionais desse campo;
d) são instigantes: incentivam os alunos a confrontar questões difíceis e a experimentar comportamentos incomuns;
e) podem surgir a partir de dilemas da vida real: problemas do cotidiano dos alunos são mais interessantes;
f) são compatíveis com padrões e estruturas curriculares: devem levar os alunos ao domínio de certas habilidades, conhecimentos e processos que definem um curso de estudo;
g) devem der ponderadas: precisam ser concebidas levando em conta o tempo disponível, os recursos e a capacidade dos alunos.
4. Justificativa (explicite o motivo que sustentam a importância da realização do projeto)
5. Objetivos
5.1 Geral (está diretamente relacionado com a questão orientadora)
5.2 Específicos (precisam estar relacionados às etapas de trabalho e evidenciar as aprendizagens em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes)
6. Recursos (incluem informações contidas nos livros, em pessoas e em sites) Suprimentos necessários para completar os produtos do projeto (cadernos, papelões, murais) e instrumentos tecnológicos (computadores, câmeras, impressoras) úteis para desenvolver tarefas.
7. Período de realização (início e finalização do projeto, assim como a culminância, se houver)
8. Produto (deve existir ao término de um projeto) Muitas vezes representa uma combinação de conhecimento de conteúdos e habilidades. São exemplos de produtos finais:

  • Produtos escritos: artigo ou relatório de pesquisa, narrativa, carta, cartaz, resumo, proposta, poema, esboço, panfleto, autobiografia, ensaio, editorial, roteiro de filme.
  • Produtos de apresentação: discurso, debate, peça, música/letra, peça musical, relato oral, discussão em mesa redonda, montagem dramática, noticiário, discussão, proposta, apresentação de dados (por exemplo, gráfico), exposição de produtos.
  • Produtos tecnológicos: base de dados informatizada, ilustração em computador, programa de computador, CD-ROM, site.
  • Produtos de mídia: gravação em áudio, apresentação de slides, gravação em vídeo, desenho, pintura, escultura, colagem, mapa, álbum, história oral, álbum fotográfico.
  • Produtos de construção: modelo físico, produto de consumo, sistema, máquina, instrumento científico, apresentação em museu.

9. Etapas/atividades/operacionalização/cronograma (liste as etapas, as atividades dentro delas, as providências, os responsáveis e as datas. Uma sugestão é colocar tudo dentro de um quadro)
10. Avaliação e critérios de desempenho
10.1 Autoavaliação (roteiro e critérios utilizados)
10.2 Heteroavaliação (instrumentos, valoração e critérios utilizados)

 

 

 


Fonte: Matemática Interagir & Crescer 2º ano