Seja por aproximar pessoas distantes ou para facilitar a comunicação diária com quem está próximo, o WhatsApp caiu no gosto do brasileiro e hoje já é usado até no trabalho. Mas o que muita gente não sabe é que o aplicativo carrega diversas ferramentas pouco conhecidas que auxiliam e até protegem o usuário de danos ao utilizar o mensageiro. Pensando nisso, o consultor tecnológico Estevão, da TecTotal, preparou algumas dicas para obter o máximo desempenho e garantir sua privacidade dentro da aplicação.

1. Esconder o “Visto por último”

Alguns usuários se incomodam com a mensagem que identifica o horário do último acesso ao comunicador. O procedimento para omitir essa informação é bem simples: no Android basta acessar o WhatsApp e em seguida clicar em “Configurações”. Feito isso, vá em “Conta”, depois “Privacidade”, “Visto por Último” e selecionar a última opção “Ninguém”. No IOS, o procedimento é semelhante. Basta ir em “Ajustes” e seguir em “Conta”, “Privacidade”, “Visto por último” e selecionar “Ninguém”.

2. Desabilitar a “Confirmação de leitura” (Tique azul)

Às vezes, não é possível responder uma mensagem imediatamente após lê-la. Para evitar desconfortos, há a opção de desabilitar a confirmação de leitura, assim, o outro usuário não sabe quando sua mensagem foi lida. No Android, basta ir em “Configurações”, depois clicar em “Conta”, então “Privacidade” e tirar o tique do ícone “Confirmações de Leitura”. No IOS, basta ir em “Ajustes”, “Conta”, “Privacidade” e desativar os “Recibos de Leitura”. Porém, você também não saberá quando sua mensagem foi lida.

3. Desativar download automático de mídias

Todos os usuários que fazem parte de algum grupo no WhatsApp sabem que o fluxo fotos, vídeos, áudios e arquivos é muito grande, e, muitas vezes, o download automático pode consumir todo o pacote de dados. Por isso, a dica é desativar o download de mídias automaticamente através da rede móvel da operadora e permitir somente via wi-fi. No Android, acessar “Configurações”, depois “Uso de Dados” e então “Download automático de mídia”. Neste ícone, você pode escolher suas preferências. No IOS, basta ir em “Ajustes”, depois seguir o mesmo processo.

4. Acessar o WhatsApp pelo computador

O WhatsApp Web permite que o usuário se conecte com o aplicativo diretamente do computador. Para isso, o usuário deve acessar o link https://web.whatsapp.com do próprio computador e depois acessar o ícone WhatsApp Web pelo celular. No computador, aparecerá um código QR (QR Code). Então, o usuário deve focar o código que vai aparecer na tela com o leitor do celular. Após esse passo, automaticamente aparecerá no computador as mensagens, contatos e grupos que estão no smartphone.

5. Deletar a conta

Para muitos, porém, o aplicativo de mensagens acaba atrapalhando no dia a dia, no rendimento do trabalho, entre outros aspectos. E muitos usuários optam por deletar a conta no aplicativo. No Android, é só acessar “Configurações”, depois “Conta” e então, “Apagar minha conta”. No IOS, o procedimento é o mesmo.

 

 

Fonte: Ralcoh Comunicação
Imagem: Galastudio/Fotolia