Sabemos que livros são como amigos especiais que queremos ter sempre por perto. Por isso, veja seis pequenas atitudes que te ajudarão a manter os seus títulos por muito tempo:

Encapar: escolha entre revestir o livro com papel ou plástico que desejar. Além de conservar, você pode customizar ou envolver em plástico transparente, para manter as características originais da capa.

Onde guardar: a organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material. O ideal é tratar as obras como amigos especiais, que merecem respeito e carinho. Guarde os livros em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso. Evite deixá-los junto com brinquedos, por exemplo, isso pode causar rasgos e danos ao livro.

Poeira: evite o acúmulo de poeira nos livros que ficam na estante, procure mantê-los limpos fazendo a manutenção com um espanador de plumas ao menos uma vez por semana.

Manuseio: regra básica para manter os livros em bom estado é não manusear com as mãos molhadas ou sujas. Lave e seque bem as mãos antes de começar a leitura.

Não dobrar: quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e isso, certamente, vai prejudicar a leitura. Utilize um marcador apropriado para indicar o ponto em que a leitura foi interrompida e procure não utilizar clips para isso, ele pode enferrujar e comprometer a conservação das páginas.

Orelhas: para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante todo o tempo em você estiver lendo.

 

 

 


Fonte: educacao.sp.gov.br
Imagem: Santiago Silver/Fotolia