Hoje é dia de relembrar e celebrar a vida das mulheres. Também, de falar de mulheres que dão o seu melhor para mudar a realidade dos lugares onde estão e a vida daqueles que estão sob sua influência. Algumas das histórias compartilhadas aqui reverberam na atualidade como resultado da atitudes fortes, visionárias. de mulheres que tinham no coração não só o desejo de melhorar as suas vidas, mas de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para as gerações que viriam no futuro. 

O relato bíblico está repleto de histórias de mulheres que, por meio de sua sabedoria e força, fizeram a diferença na história de seu povo e sua família. Escolhemos relembrar, ainda que rapidamente, a trajetória de três mulheres. Suas qualidades, atitudes e decisões podem e devem servir de inspiração e motivação para todas as mulheres que buscam de alguma maneira fazer a diferença e abençoar os lugares onde se encontram. Caso você deseje conhecer com mais profundidade essas histórias, basta pesquisar no texto de referência que estará entre parêntesis.

 

Débora: (Juízes 4): Líder do povo de Deus na época dos Juízes, Débora era reconhecida entre as pessoas por sua força e sabedoria. A influência dessa mulher foi tão importante para Israel que o rei Baraque se recusou a ir ao campo de batalha contra o rei de Canaã, caso Débora não fosse com ele. A profetisa não só aceitou acompanhar o rei para a guerra, como previu a vitória que o Senhor daria a Seu povo naquele dia!

Abigail: (I Samuel 4): Esposa do insensato e impulsivo Nebal, Abigail mudou a história de sua casa e salvou a vida de seus servos porque soube agir com discrição, humildade e sabedoria. Tais qualidades a fizeram achar graça diante de Davi, o ungido do Senhor. O futuro rei, inclusive, quis ir contra a casa de Nebal, por causa da atitude de afronta protagonizada por aquele senhor de terras contra ele e seus homens. Com sua inteligência e gentiliza, Abigail conseguiu convencer Davi a não concluir o seu intento.

Maria: (Lucas 1:26-38): Era apenas uma jovem, mas demonstrou grande coragem e entrega ao aceitar a missão da sua vida: conceber e educar Jesus, o filho de Deus. Movida pelo Espírito Santo, com paciência e amor, Maria deu a sua contribuição para que Jesus estivesse preparado para se dar em sacrifício pela humanidade. Com isso, transformou a história do mundo e nos deixou um legado de salvação e vida eterna!

Como não se inspirar em mulheres tão incríveis? Fizemos ainda a seleção de três livros, escritos por mulheres que nos levam a refletir sobre a história de outras mulheres. Algumas destas obras citam mulheres da Bíblia, outras retratam histórias e vidas contemporâneas. Relatos fortes e inspiradores de mulheres que enfrentaram o mundo para não renunciarem a seus princípios e até afetos. Além de serem ótimas recomendações de leitura, pode ser um excelente presente para as mulheres que você quer homenagear. Anota aí!

 

Filhas da Graça: (Trudan J. Morgan-Cole). A autora nos convida a refletir sobre as lições que podemos aprender com as mulheres da Bíblia. Pessoas que tiveram uma vida comum, mas que decidiram viver o plano que Deus tinha para elas.

Por trás do véu: (Esmie G. Branner). O relato forte e comovente de uma mulher que lutou contra os abusos físicos e mentais de seu esposo mulçumano. Esmie narra em primeira pessoa momentos desafiadores de sua vida e diz sobre como encontrou forças em Jesus para se libertar.

A cruz de Maria: (Maksym Krupskyi) O retrato da amarga experiência de uma mãe que foi separada de seu filho na Ucrânia, antiga União Soviética. O amor e o apoio da comunidade deram a ela forças para carregar a sua cruz.

 

Neste dia 8, Dia Internacional da Mulher, que você, mulher, possa refletir na história destas inspiradoras representantes e sentir-se impelida a fazer a diferença em seu entorno. E você, homem, celebre a força e tenacidade deste gênero que sempre demonstra resiliência e superação.