Estamos chegando ao fim de mais um semestre escolar e com ele vem as “temidas” provas finais do período. Os alunos ficam ansiosos e preocupados e consequentemente os pais também e, na maioria das vezes não sabem como lidar com a situação.

Acompanhe as orientações a seguir e transforme o que parece um caos em um momento tranquilo e prazeroso para o seu filho.

1º Aceitação

Entenda que as provas fazem parte da rotina normal de avaliação da aprendizagem de cada estudante. Por isso, aceite e mostre ao seu filho que esta será uma situação normal que acontecerá periodicamente e que é preciso enfrentá-la.

2º Acompanhamento

Para saber se o seu filho sairá bem nas provas, acompanhe diariamente a realização das tarefas de casa, correções das atividades, trabalhos e horários de estudo depois da escola. Motive-o e se envolva no processo mostrando como o estudo poderá trazer significado para os desafios futuros pessoais e profissionais.

3º Preparação

A receita é bem simples: estudo contínuo garante a aprendizagem com mais facilidade. Assim, converse com seu filho para que ele tenha confiança e responsabilidade no cumprimento com os deveres escolares. Incentive-o a fazer pequenos resumos dos principais conteúdos e que tenha a disposição anotações importantes dos assuntos abordados em sala de aula.

4º Avaliando os resultados

Levando em consideração as dicas anteriores, dificilmente os resultados serão negativos quanto ao rendimento do seu filho. Porém, após a realização das provas reveja e analise a correção. Caso o resultado não for o esperado, não critique ou culpe-o. Mostre uma postura positiva ensinando o seu filho a aprender com os erros e reavalie as posturas da rotina estabelecida para o estudo em casa. Ou ainda, procure conversar com a orientação da escola para verificar se não existem outros fatores (problemas familiares ou com amigos) que estão influenciando o resultado. Sucesso!