Segundo o estudo de especialistas do IESE – escola de administração de empresas da Universidade de Navarra, na Espanha, “pela primeira vez na história do mercado do trabalho, as organizações estão acolhendo pessoas cujas idades cobrem um espectro de mais de 40 anos. Essa tendência vai aumentar na próxima década, devido ao necessário prolongamento dos anos de trabalho motivado pela escassez de profissionais.” Para administrar bem tal convivência, é imprescindível conhecer as motivações e valores dessas gerações que atualmente compõe o mercado de trabalho, especialmente a que acaba de chegar, a geração Y. Você já ouviu falar nisso? Sabe quem são os integrantes e quais as características dessa “turma”? Bem, antes de falarmos da geração Y, vamos nos situar no tempo e conhecer as gerações que a precederam.

A Revista HSM Management, na edição de setembro/outubro de 2008 apresenta o seguinte quadro de diferenças entre as gerações:

Com certeza você já se situou em alguma dessas colunas. É claro que uma ou mais características podem não se aplicar especificamente a você uma vez que um estudo deste tipo é feito levando em consideração um conjunto de vivências e valores em comum, mas creio que essa divisão está bem próxima da realidade.

Os integrantes da geração X são as pessoas nascidas em meados dos anos 60 e início dos 80. Essa geração conheceu os grandes estadistas Mikail Gorbatchov, Ronald Reagan, Margareth Thatcher; viu a queda do muro de Berlim e o aparecimento da AIDS. Essa geração recebia as mensagens, as músicas e a moda de modo uniforme. É uma geração cética, a geração da MTV.

Da geração X nasceu a geração Y, filhos desejados e queridos, superprotegidos. É a geração dos Power Rangers, do videogame, da internet. Eles só conhecem a democracia, não sabem o que é inflação galopante. Nasceram praticamente “apertando botões”, a tecnologia faz parte de seu dia-a-dia.

Quer saber mais características sobre a geração Y? O que ela busca, o que teme, quais são seus anseios?
Leia o próximo artigo e descubra.

 

Imagem: itestro/Fotolia