Você já parou para pensar como ou em que é gasto a maior parte do seu tempo? Considerando que você gasta uma boa parte das 24h dormindo, como você tem distribuído seu tempo? Você planeja as coisas ou elas simplesmente “acontecem”? Certa vez alguém disse que todo tempo ocioso ou desperdiçado que passamos vai para o “cemitério do tempo perdido”. O tempo é algo muito precioso… ele é fugaz. O relógio não retrocede, avança. Parece absurdo, mas nós começamos a envelhecer quando nascemos. Por isso, nosso tempo deve ser bem planejado.

Apesar de aproveitar da melhor forma possível nosso tempo, não temos o poder de prever imprevistos e outros acontecimentos normais do dia-a-dia. Ninguém pode prever quando ficará doente, quando sofrerá um acidente, quando perderá um ente querido, quando o carro vai quebrar, enfim… existe uma infinidade de coisas sobre as quais não temos controle que podem nos “roubar” o tempo.

Além dos imprevistos, existem “ladrões” que roubam nosso tempo: são as horas que gastamos em conversar frívolas, que passamos em frente à televisão assistindo programas ou filmes que não edificam, na internet em sites impróprios e em diversas outras situações que sabemos que nosso tempo está sendo desperdiçado.

O maior sábio que já existiu deixou registrado no livro sagrado que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

O próprio Deus, em Sua infinita sabedoria, reservou-nos um tempo para “recarregar a bateria”. Ele criou o sábado. Em meio à semana frenética e estressante de atividades, correria, trabalho, estudo, nós fazemos uma pausa e descansamos nossos corpos e mentes.

Faça uma sincera reflexão sobre como você tem gastado seu tempo. A que tipos de atividades você tem se dedicado? São edificantes, aprimoram o conhecimento, ajudam o semelhante, levam você para perto de Deus ou o afastam dEle? Há coisas que você gostaria de mudar? Há atividades que você gostaria de fazer e não tem feito? Ore a Deus no início de cada dia e peça a ajuda dEle para administrar seu tempo da melhor forma possível, você sentirá a diferença, seu dia renderá muito mais.

Você sempre pode melhorar o uso do seu tempo, mas infelizmente não pode fazê-lo voltar. Usar corretamente o tempo que dispomos é essencial, é vital. E o único tempo do qual você dispõe é o hoje. O ontem já passou e o amanhã ainda virá. Por isso, reflita e tome decisões que possibilitem a você “gastar” inteligentemente seu tempo!

 

Imagem: Jiri Hera / Fotolia