Nada deixa os alunos mais preocupados numa prova do que a hora de fazer a redação. Seja pelo tema, geralmente divulgado apenas no momento da avaliação, ou pelo pouco tempo para pensar e escrever o texto.

Entretanto, existem alguns truques que podem ajudar os alunos a relaxar e fazer uma ótima redação. A Educação selecionou alguns deles, por meio do site Canal do Ensino. Confira:

1. Domínio da Língua Portuguesa

Antes de sentar na mesa para fazer uma redação, é essencial que o estudante tenha o domínio completo de todos os conceitos e regras que envolvem a gramática: concordância verbal e nominal, emprego de conjunções, regência, crase e pontuação e por aí vai. Também é primordial que o aluno saiba tudo sobre o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro.

Saiba mais aqui.

2. Objetividade

O famoso termo “encher linguiça” não cabe em uma redação de vestibular, portanto, vá direto ao ponto, sem introduções longas nos parágrafos.

3. Mantenha a coerência

Além da objetividade, uma boa redação se destaca pela coerência. O texto precisa apresentar ideias em ordem e argumentos que justifiquem o que você está dizendo sobre o tema proposto.

4. Cuidado com o vocabulário

Deixe de lado gírias, provérbios, ditados e, em circunstância alguma, utilize palavrões.

5. Caligrafia

Além de um bom texto, os professores que corrigirão sua redação analisarão sua caligrafia, ou seja, a legibilidade de sua letra. Caso eles não entendam, você pode perder pontos na nota da redação.

6. Sem repetições

Tente evitar palavras repetidas no mesmo parágrafo. Isso deixa o texto fraco.

7. Se são 30 linhas, então respeite as 30 linhas

Não importa se o seu texto está perfeito. O corretor sempre avaliará a quantidade de linhas em que você desenvolveu seu argumento. Se ultrapassar o limite imposto pelos organizadores do vestibular, você poderá perder pontos. Portanto, tome cuidado.

8. Estrutura da redação

Uma boa redação é dividida em três tópicos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Se você conseguir desenvolvê-los em quatro parágrafos, então sua redação tem tudo para ser uma das melhores da sala de aula.

9. Leia e releia livros

Para fazer um texto de sucesso, você precisa carregar referências de leitura. Por isso, ler muitos livros, seja de qual gênero for, é importante. Isso ajuda a enriquecer seu conhecimento e vocabulário.

10. Releia o texto escrito

Antes de entregar a redação, leia e até releia o texto que você escreveu para evitar que alguma palavra escrita de forma errada ou pontuação indevida possa passar.

 

Fonte: www.educacao.sp.gov.br
Imagem: Mikkel Bigandt/Fotolia