1. Tenha um local próprio para seus estudos, em casa ou em seu ambiente preferido. Ele deve ser bem iluminado e isento de ruídos para não atrapalhar sua concentração.

2. Desenvolva hábitos de estudo, para que estudar se torne uma atividade regular e prazerosa. Essa é uma arma eficaz para seu sucesso.

3. Estude sempre nos momentos em que suas condições físicas sejam mais favoráveis. O sono e o cansaço são fatores que comprometem o rendimento e a concentração.

4. Estude um assunto por vez. Revisar vários assuntos simultaneamente pode ser prejudicial para o desenvolvimento de uma linha de raciocínio e de trabalho.

5. Aborde cada tópico com persistência e tranquilidade. Primeiramente, leia todo o conteúdo. Depois, releia-o e destaque os pontos principais, fazendo anotações em folhas à parte. Essa técnica fará com que você aprenda e memorize com mais facilidade.

6. Acabe com todas as suas dúvidas. Consulte seu professor ou um colega para solucioná-las.

7. Não falte às aulas por qualquer motivo. Faltas atrapalham o rendimento escolar.

8. Beba muita água e mantenha uma alimentação equilibrada. Isso ajuda a fixar os conhecimentos.

9. Reserve três a quatro horas diárias para o estudo. Mas lembre-se: exercício físico e recreação também contribuem para ter a mente saudável.

10. Seja perseverante! Tenha certeza de que sua aprendizagem e os bons resultados dependem fortemente de seu empenho.

 

Autores: Sandra Lessa e Luís Roberto Halama
Fonte: Sistema Inter@tivo de Ensino – Pré-Vestibular Geografia Fasc. 12.
Imagem: Photographee.eu / Fotolia