Fomos criados para viver em sociedade. Dentro do ambiente escolar ou em outros momentos temos a oportunidade de conhecer e conviver com várias pessoas. Grupos se formam e a cada dia a aproximação se torna maior, logo surgem amizades duradouras.

Geralmente nos aproximamos daqueles que mais se parecem conosco; aqueles que têm os mesmos gostos, valores, crenças, objetivos e até as mesmas manias.

O fato é que se relacionar e ter amigos é fundamental para que cada um possa construir relações, trocar experiências, sentir, conhecer, compartilhar o mundo e se divertir. Além disso, ter a companhia de amigos diminui os riscos de depressão, ansiedade, estresse e ainda eleva nossa autoestima e bem-estar.

Claro que nas relações de amizade não significa que não possa haver conflitos. Porém, o mais importante é saber lidar com as diferenças, ser gentil, sincero, tolerante, paciente e saber respeitar.

Assim, você se sairá bem na conquista de novos amigos e conservará aqueles que já têm. Ter amigos é fundamental para garantir nossa alegria – é uma necessidade do coração humano.

 

AMIGOS, AMIGOS... DIFERENÇAS À PARTE!Aos professores:

Para trabalhar o tema amizade em sala de aula sugerimos o livro paradidático
Amigos, amigos… Diferenças à parte!  

 

 

Imagem: Luis Louro / Fotolia