O término do Ensino Médio e a expectativa da entrada no Ensino Superior é um momento que poderá ser de muito estresse e ansiedade, tanto para quem fará o vestibular, quanto para a família. Algumas atitudes, bem simples, poderão colaborar para minimizar tais conflitos e fortalecer o convívio familiar.

  1. Alimentação: Procure fazer com que seu filho se alimente nos horários corretos e tenha uma alimentação saudável, sem esquecer da água!
  2. Descanso: Disponibilize ambiente silencioso para que seu filho possa ter um sono restaurador. Pesquisas demonstram a importância do sono para a fixação do que foi estudado.
  3. Local de estudo: Mantenha um local arrumado e fixo para que seu filho possa ter concentração ao estudar. O cérebro e o corpo precisam estar habituados a este ambiente, assim terão uma quantidade menor de estímulos para distração.
  4. Logística: Dê carona, sempre que possível, para seu filho poder ter um tempo maior para os estudos. Busque-o na escola, leve para uma aula de reforço, por exemplo.
  5. Distração e relaxamento: Proporcione momentos curtos de distração e relaxamento. Sempre que possível, incentive-o a fazer uma atividade física regular, pois seu filho não precisa estudar 24h por dia para passar no vestibular.
  6. Apoio: Evite cobranças neste período. Seu filho já será cobrado por amigos, professores e internamente, principalmente quanto a passar no vestibular.
  7. Ansiedade: Controle a preocupação sua e de seu filho… Evite termos tais como “no meu tempo”, “fulano conseguiu”, “você tem que passar”…
  8. Realidade: Entenda quais são as possibilidades reais de seu filho conseguir passar neste momento. Auxilie para que ele, assim como você, consiga fazer um plano de estudos para alcançar os objetivos.
  9. Acolhimento: Ouça o que ele tem a dizer, aproveite para estreitar os laços afetivos. Mantenha o canal de comunicação aberto, ele precisa sentir-se seguro e confiante em poder tirar dúvidas com a família. Seu filho precisa sentir-se seguro, mesmo que não consiga êxito.
  10. Confiança em Deus: Ore diariamente com o seu filho pedindo as bênçãos e que a vontade de Deus seja cumprida nesse aspecto também.

 

 

Imagem: Garikprost / Fotolia