O Serviço de Orientação Educacional (SOE) tem como finalidade ajudar o aluno a enfrentar a vida e responsabilizar-se por sua conduta. Enfatiza o desenvolvimento equilibrado da pessoa, tendo em conta os aspectos sociais, mentais, espirituais, físicos e emocionais da vida. Compreende também a preparação dos alunos para o desenvolvimento de uma cidadania responsável nesta vida e na vindoura. Busca ajudar o aluno a compreender seu valor pessoal como indivíduo criado à imagem de Deus.

Uma visão cristã da Orientação Educacional

Toda a verdade encontra seu centro e unidade em Deus. A fé cristã penetra toda a vida e cada uma das atividades tem um significado espiritual. A mensagem do evangelho é que, apesar do pecado, Deus valoriza os seres humanos, e é seu plano restaurar toda sua perfeição original. O significado da vida se encontra não só em si mesmo, mas sim no desenvolvimento de uma relação com o Criador.

Os seres humanos não são somente valiosos, mas também tem um imenso potencial a desenvolver. É a vontade de Deus que os indivíduos encontrem um propósito para sua existência.

O ambiente escolar é um lugar desejável para que o aluno desenvolva confiança ao tomar decisões, ao tratar com as mudanças, e adquirir habilidades para enfrentar os desafios da vida.

O SOE e o desenvolvimento pessoal justificam-se no currículo porque é um meio de prover uma educação equilibrada, desenvolvimento da autoestima, confiança e flexibilidade e as habilidades para enfrentar uma vida com maior eficácia.

O SOE tem como objetivo capacitar o aluno para:

  • Comunicar-se educadamente em diversas situações;
  • Desenvolver a habilidade de ser flexível ante a necessidade de lidar com as mudanças;
  • Reconhecer, aceitar e beneficiar-se dos desafios da vida;
  • Desenvolver um sentido de autoestima construída a partir do reconhecimento de seu valor como filho de Deus;
  • Estabelecer e perseguir objetivos realistas e valiosos;
  • Formar e manter relações aceitáveis com os demais;
  • Planejar e usar o tempo sabiamente;
  • Tomar decisões e formular juízos éticos e responsáveis;
  • Valorizar a saúde pessoal, social e ambiental;
  • Mostrar sensibilidade e empatia pelas necessidades e sentimentos dos demais;
  • Compreender, clarear, dirigir e controlar as próprias emoções;
  • Manejar adequadamente a totalidade dos recursos pessoais;
  • Compreender e utilizar conscientemente as relações femininas ou masculinas e suas correspondentes funções;
  • Apresentar-se de modo atrativo e ser cortês;
  • Preparar-se para as responsabilidades do casamento;
  • Reconhecer e desafiar o materialismo;
  • Compreender e aceitar as demandas das diferentes etapas do ciclo da vida;
  • Tomar decisões responsáveis sobre a profissão.

Idéias sugestivas para o trabalho do SOE

Existem muitas maneiras de ensinar e trabalhar o desenvolvimento pessoal de forma criativa. A quantidade de estratégias se limita somente à imaginação do docente. Apresentamos abaixo alguns exemplos de atividades que os educadores podem usar para trabalhar a Orientação Educacional.

  • Aplique técnicas de dinâmica de grupo com o objetivo de explorar em profundidade as ideias pessoais que conduzam ao autoconhecimento e à autocompreensão.
  • Incentive os alunos a sentirem-se participantes na realidade da vida. Através de sociodramas pode-se representar relações referidas a casos reais e possíveis soluções a eventuais problemas que impeçam uma vida melhor (alcoolismo, drogas, separação familiar, etc.).
  • Comprometa os alunos no processo de valorização.
  • Envolva os alunos nas experiências práticas que requeiram que eles sirvam à comunidade de diversas maneiras. Pode-se trabalhar com: primeiros socorros e atividades de promoção da saúde, prevenção de farmacodependência, através de desfile, cartazes com mensagens pró-saúde, concursos de frases, desenhos, logotipos que representam a saúde e bem estar.
  • Promova oportunidades para que os alunos analisem casos hipotéticos ou reais que ilustrem diversos temas, apresentando possíveis soluções, alternativas ou ações apropriadas diante de cada caso. Pode-se aplicar a técnica da mesa redonda.
  • Utilize vídeos (incluindo a internet) e partes de filmes, peça para os alunos analisarem as multimídias .
  • Use pesquisas de diversas áreas para envolver os alunos nas experiências da comunidade. Por exemplo, proponha temas ecológicos, sociais e filosóficos.
  • Faça atividades de avaliação criativa que permitam aos alunos mostrar suas atitudes e sua compreensão de temas. A avaliação oral e a autoavaliação deverão ser utilizadas sistematicamente.

Áreas a serem trabalhadas pelo SOE

  • Encarar a vida com confiança: Consciência de si mesmo; pressão dos companheiros; manejo das dificuldades; saúde mental.
  • Relações interpessoais: Família; namoro; paternidade; grupo de amigos; sistemas; habilidades para comunicação; assuntos culturais e sociais.
  • Riscos, responsabilidade e confiança: Drogas; sexo; sociedade; corpo; responsabilidade de assumir riscos.
  • Qualidade de vida: Saúde; tempo; dinheiro; consumo; talentos.
  • Pensamento: Habilidades de estudo; resolução de problemas; concentração; memória; discernimento; captação e esclarecimento de ideias; sistema de pensamento; formulação de juízos.
  • Valorização: Atitudes; tomada de decisões; emoções; valorização pessoal.
  • Vocação: Escolha; qualidade de trabalho; emprego; desemprego; desenvolvimento potencial de capacidades; aptidões pessoais; interesses vocacionais.

 

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