Iniciar as aulas cultivando bons hábitos é a melhor maneira de ter um ano escolar tranquilo. Revise conteúdos, faça planejamentos e estude em grupos. Até parece conversa de professor, não é mesmo? E na realidade é!

Segundo a professora Priscila Cunha, da Escola Adventista de São Francisco, Santa Catarina, o aluno precisa manter uma rotina diária de estudos, ou seja, não deixar as coisas para a última hora. “Revise conteúdos estudados em sala de aula, faça os exercícios de casa e sempre mantenha hábitos de estudos. Isso ajudará na absorção do conhecimento.”

O momento da aula deve ser bem aproveitado pelo estudante, desta forma, o tempo dedicado em casa poderá ser menor. Listamos abaixo quatro dicas para ajudar durante os estudos:

 

1. Faça anotações    

Crie o hábito de anotar os principais tópicos da aula. Tudo o que você anotar pode ser útil na preparação para as provas.

 

2. Faça esquemas 
Algumas pessoas conseguem assimilar melhor o conteúdo através de esquemas, que auxiliam a fixar melhor o conteúdo aprendido. Se possível, antecipe algumas atividades lendo sobre a matéria que será abordada em sala de aula.

 

3. Faça grupos de estudos      
Essa é uma boa maneira de estudar. Reunir um grupo de amigos e ensinar o que você aprendeu, além de pedir para lhe explicarem o assunto em que teve dúvidas, é uma ótima maneira de aprendizado, porém, é necessário não dispersar. Mantenha o foco de estudos com o grupo.

 

4. Realize atividades extracurriculares              
Tenha momentos para o seu lazer, isso será importante para sua vida de estudante. Relaxe, pratique um esporte que você gosta, faça aulas de violão ou participe de algum programa voluntário. Além disso, dedique horas para o seu descanso. Dormir bem é de extrema importância para quem quer ter uma boa memória e raciocínio claro.

 

Imagem: DragonImages / Fotolia