A Internet é uma ferramenta importante para os estudos. Mas tome cuidado. Não desvie a atenção para conteúdos que podem comprometer sua meta de ser aprovado no vestibular. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você ter sucesso durante esse período preparatório:

  • Durante os estudos, feche programas de mensagem instantânea, comunidades de relacionamento e sites não ligados ao vestibular. Evite acessar e-mails e enviar mensagens. Cuidado com a distração.
  • Grupos de estudo on-line podem ajudá-lo a tirar dúvidas, mas há um grande risco de perder o foco. Se perceber que essa interação não está contribuindo com os estudos, peça que retirem seu nome.
  • Diante do computador, mantenha a postura correta e respire adequadamente. Fique a uma distância mínima de 30 cm da tela e faça pausas a cada 40 minutos. Procure levantar, fazer alongamentos e piscar para lubrificar os olhos.
  • Na hora de buscar informações, tenha critérios para escolher as fontes. Pesquise em sites indicados pelos professores e nos fascículos.
  • Visite os sites e portais de instituições de ensino superior. Faça os simulados e conheça as provas dos vestibulares de que você participará.
  • A Internet é um complemento aos estudos. Por isso, navegue com objetividade e defina com antecedência os sites de estudo. Estabeleça um tempo de acesso à web, de preferência após ter feito a revisão dos assuntos estudados e resolvido os exercícios propostos nos fascículos.

 

Seja bem sucedido em seus estudos. Conheça o livro 51 atitudes para uma pesquisa inteligente.

 

Autoria: Alfredo Takashi Suzuki e Rérison Alfer Vasques
Fonte: Sistema Inter@tivo de Ensino – Pré-vestibular Física Fasc. 13
Imagem: Syda Productions / Fotolia