Se é na escola que o aluno tem o primeiro contato com um conteúdo, é em casa que ele irá fixar aquilo que aprendeu.

É para isso que existe a lição de casa: trata-se do momento em que a criança ou o adolescente vai se dedicar a resolver exercícios e revisar o que foi passado pelo professor.

Para que esse objetivo seja atingido, porém, cabe aos pais tomar algumas providências. Confira dicas da psicóloga e psicopedagoga clínica, Ana Cássia Maturano.

  1. Evitar distrações na hora da lição: nada de deixar a criança fazer as tarefas em frente à TV ou ao computador. Fazer tudo ao mesmo tempo atrapalha a produtividade e a concentração.
  2. Oferecer um local apropriado: o ambiente é um fator decisivo nos estudos. Estudar na mesa de jantar, num lugar barulhento ou pouco iluminado certamente irá exercer um grande impacto na aprendizagem.
  3. Não faça a lição por ele: muitos pais, quando querem ajudar o filho a fazer a lição, acabam por dar as respostas prontas. Orientar é importante e recomendável, mas dizer qual é a resposta irá prejudicar a aprendizagem do seu filho. Permita que ele erre, se for o caso! Afinal, é errando que ele irá aprender.
  4. Desenvolva a independência: diferente do que alguns pais podem pensar, não é indicado ficar ao lado do filho do começo ao fim da lição de casa. Isso pode ser feito no começo da vida escolar, mas, com o tempo, é preciso deixar que a criança desenvolva sua independência, e sinta que as tarefas são sua obrigação.
  5. Descubra o melhor horário: dizer que é melhor estudar de manhã ou à tarde, por 30 minutos ou 1 hora, é muito complicado. Não há receita! Por isso, os pais devem conhecer o filho, perceber em qual horário o rendimento é maior. A partir dessa observação, uma rotina deve ser construída, sempre respeitando o ritmo próprio de cada um.
  6. Pergunte: Mostrar interesse pelo aprendizado dos filhos é o melhor estímulo para que ele siga se dedicando. Pergunte o que ele aprendeu, deixe que ele fale sobre as novas descobertas.

 

 

 


Fonte: Plugcom Comunicação Integrada
Imagem: click_and_photo / Fotolia