Alguns alunos se preparam durante o ano inteiro para o vestibular. Estudam todas as matérias, não faltam às aulas, fazem todos os exercícios, resolvem as provas de vestibulares passados, praticam com o gerador de simulados… Mas quando chega a hora H, vem aquele imenso frio na barriga e, inexplicavelmente, “dá um branco”!

Muita gente já pode ter passado por uma situação assim. Quando você mais precisa se lembrar daquela resposta, ela desaparece. Você tenta raciocinar, mas nada.

O vestibular é um momento de forte tensão, em que seu conhecimento de diferentes disciplinas está sendo avaliado ao mesmo tempo. Para que o “branco” não pegue você, aí vão algumas dicas:

  • Tente memorizar as fórmulas e os nomes mais complicados e invente frases com eles. Se você gosta de música, tente criar letras com os principais conceitos.
  • Tenha um caderno especial para estudos. Escreva todos os conteúdos, por disciplina, que você sabe. O registro, de preferência manuscrito, ajuda a fixação. Se houver dúvidas, anote-as e tente resolvê-las o mais rápido possível!
  • Faça um mural no seu quarto com as respostas das questões que você tem mais dificuldade de se lembrar. Após compreender as resoluções, substitua por outras.
  • Não entre em pânico se, durante a prova, você se sentir inseguro para resolver determinada questão. Resolva primeiro as questões mais fáceis. Pode acontecer de você encontrar alguma dica que o ajude a solucionar as dúvidas anteriores.
  • Evite deixar questões em branco nas provas dissertativas. As chances de aumentar sua pontuação serão maiores se você tentar respondê-las. Seja perseverante!

 

Autoria: Afonso Ligório Cardoso, Eliane Hosokawa Imayuki, Joubert Castro Perez.
Fonte: Sistema Inter@tivo de Ensino – Pré-Vestibular Língua Portuguesa Fasc. 13.
Imagem: nastia1983/Fotolia