Mas o que é a computação em nuvem? Quais os tipos de soluções para computação em nuvem? Quais os recursos e serviços existentes na computação em nuvem?

Computação em nuvem é um termo originado do inglês, “cloud computing”, utilizado para definir a mais recente tendência das redes do futuro, a solução de virtualização de recursos computacionais.

Em outras palavras, na computação em nuvem todos os aplicativos e serviços estão “on-line”. Para utilizarmos esses recursos, precisamos unicamente de acesso à internet. Isso significa que de qualquer lugar e a qualquer hora poderemos utilizar um aplicativo na nuvem, sem a necessidade de adquiri-lo ou tê-lo instalado no computador pessoal. Recursos como discos com grande capacidade de armazenamento não são necessários, pois na computação em nuvem temos grandes áreas de armazenamento virtual.

As soluções de computação em nuvem podem ser de dois tipos:

  • Privada
  • Pública

A solução privada é utilizada por empresas para atenderem as necessidades de seus funcionários, sendo restrita a eles ou a grupos autorizados pela empresa.

Na solução pública, como o próprio nome diz, é aberta ao público desde que para isso seja feito um registro do usuário que deseja utilizar o recurso.

Os recursos e serviços existentes na computação em nuvem são os mais diversos possíveis.

Entre eles, podemos destacar:

  • Serviços de mensagens: Google Talk
  • Serviço de mapas: Google Maps
  • Serviço de armazenamento de documentos: Google Docs
  • Recursos e ferramentas sociais: Facebook, Orkut, Prezi, Photoshop
  • Entretenimento: Jogos, música e diversos outros recursos disponibilizados frequentemente.

 

Fonte: Understandig Microsoft Virtualization Solutions, Mitch Tulloch, Microsoft Press
Imagem: Rawpixel / Fotolia