Confira algumas sugestões de projetos para tornar a música uma peça fundamental no processo de ensino.

 

Desde muito cedo, a música é uma parte essencial da vida de uma criança. Ela faz parte do cotidiano e pode ser ouvida de inúmeras formas: em serviços de streaming pela internet, em programas de rádios, internet e televisão, em trilhas sonoras de filmes, em formaturas, casamentos e festas de aniversário, etc.

Porém, além de entreter e emocionar, a música também é uma ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, selecionamos algumas ideias para trabalhar com a música em cada etapa escolar. Confira:

 

Educação Infantil

Interação e expressividade são elementos essenciais para ensinar música às crianças. Conheça, no projeto elaborado pela Profª Teresa Régia Araújo de Medeiros, como presentar os estilos musicais e as formas como a música se manifesta por meio de exemplos.

“Tem música para todos os gostos” 

 

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Com o objetivo de enfatizar a importância da música na vida das pessoas e provocar a reflexão sobre as melodias cantadas na escola, o projeto da Profª Keila Barreto de Araújo engloba a compreensão da linguagem musical, o reconhecimento da música como produto cultural histórico e a expressão e comunicação oral.

“A música que cantamos na escola”

 

Ensino Fundamental – Anos Finais

No projeto “Conceitos de música – cultura e significado”  criado pelo Prof. Leonardo Stefano Masquio, a música é trabalhada de forma interdisciplinar, podendo também se aplicar etapas de ensino posteriores – Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, o projeto propõe a contextualização cultural contemporânea na disciplina de História; apresenta o ser humano como agente social e produtor de cultura; introduz a expressão e comunicação na música (improvisação, composição e interpretação) na disciplina de Artes; faz mostra a música como produto histórico-cultural.

 

Extra:

Dicas importantes da nossa autora Marla Lüdtke:

 

Mais sugestões de aula por etapa:

Portal Música na Escola

 

Por Kemelly Ferreira